Pronunciamento

PAULINHA - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/09/2019
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Inicia reiterando convite para instalação, na presente data, da Frente Parlamentar da Juventude. Ressalta a importância do evento, que se justifica pelos números existentes relativos aos jovens no estado de Santa Catarina. Cita alguns dos dados que estão disponíveis: 62.600 mil jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola; 50% dos homicídios que acontecem são contra jovens; 70% da população carcerária catarinense são pessoas entre 18 e 29 anos. Também convida todos os colegas parlamentares e população catarinense para prestigiarem mais uma edição da Marejada, festa tradicional de Itajaí que será realizada em outubro, informando que o evento é pautado no tema da sustentabilidade e leva em conta o compromisso que a cidade firmou em 2018, de reduzir o uso e o descarte de plástico no oceano.
Registra a realização da Frente Parlamentar, no dia sete de outubro de 2019, para discutir a inclusão da cidadania e a eliminação de todas as formas de preconceito, que acontecerá na Universidade do Vale do Itajaí. Diz que a sociedade precisa rediscutir o papel dos pais, da família e da escola, para que sejam tomadas medidas concretas visando o avanço do combate ao preconceito.
Conclui, abordando o tema da ideologia de gênero, dizendo que o assunto deve ser ensinado apenas a partir do inicio da adolescência, quando a pessoa tem maturidade para absorver o conteúdo.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Comenta que a Frente Parlamentar será muito importante para os jovens. Diz que durante a Ditadura Militar a juventude foi cassada, perderam seus direitos e acordaram depois desse período. Quanto à ideologia de gênero, salienta que a partir dos 10 anos a criança já deve ser educada, pois mesmo sem orientação o assunto já é mencionado nas escolas entre os estudantes.

Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Parabeniza a deputada pela Frente Parlamentar da Juventude e pela Frente Parlamentar da Cultura. Coloca-se à disposição para ajudar nas duas pautas, que considera muito importantes para o estado de Santa Catarina. [Taquigrafia: Roberto]