Pronunciamento

PAULINHA - 044ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/05/2019
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Mostra-se chocada ao ler a notícia que, no estado de Mato Grosso, mais precisamente em Cuiabá, recentemente houve um evento chamado "Adoção na Passarela", realizado e apoiado por instituições de credibilidade como a Comissão da Infância e da Juventude da Ordem Mato-grossense e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, considerado como alternativa para chamar a atenção das pessoas para a adoção no país. Esclarece que a ideia foi fazer um desfile, em passarela, de crianças disponíveis para adoção e de pais que já haviam promovido adoções de sucesso. Afirma que jamais uma criança pode ser submetida a esse tipo de circunstância, a uma exposição comercialista, quase que como uma oferta de crianças.
Ressalta que o Parlamento deveria fazer uma manifestação subscrita por todos os deputados. E como membro da comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo deputado Sérgio Motta, pedirá uma reunião e que seja formulado documento a ser assinado pelos parlamentares da Casa, como um gesto de proteção e solidariedade a essas crianças.
Menciona que sentiu vergonha em ver seu país, pelas mãos de organizações tão sérias, expondo as crianças dessa forma. E pergunta: se instituições sérias, que devem proteger as crianças, as expõem dessa maneira, o que farão então as demais que não têm o mesmo comprometimento com a causa?
Salienta que, para auxiliar em um processo de adoção, tem que ser revista a burocracia a que se submete um possível pai ou mãe, pois alguns já esperam há mais de três anos e começam a desistir.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Coloca que foi unânime o repúdio à forma como foi feita essa ação, e afirma que a Unale irá se manifestar com nota oficial em nome das 27 Assembleias Legislativas. Fala que chamou sua atenção um dos desembargadores, lá de Mato Grosso, na defesa da ação, dizer que quem critica não sabe nada sobre adoção.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Registra que, quando soube da notícia, sua primeira reação foi de não acreditar, pois não parecia que aquelas entidades poderiam ser as promotoras de um evento daqueles. Ressalta que, antes de qualquer coisa, é uma falta de respeito com o ser humano. Concorda que a ideia de fazer uma ação conjunta, uma moção de repúdio é extremamente oportuna e importante.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Mostra-se indignado com esse fato, e lembra a frase que dizia Cervantes, em Dom Quixote: "Eu perco pouco se perder os meus bens, perco muito se perder os amigos, mas perco tudo se perder a coragem." Declara que não se pode perder a coragem de se indignar com ações como essa.

Deputado Fabiano da Luz (Aparteante) - Cita sua esposa como uma mãe privilegiada. Lembra que quando a assistente social ligou, dizendo que havia duas meninas, irmãs, para adoção, ela respondeu que no outro dia iria buscá-las. A assistente social perguntou se antes não gostaria de ver as crianças, e ela explicou que também não tinha visto os seus dois filhos antes de nascerem. Complementa, dizendo que filho não é mercadoria, não é escolha que se faz se aos olhos agrada ou não, e gostaria de entender o porquê do desfile feito com as crianças. [Taquígrafa: Eliana]