Pronunciamento

PAULINHA - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/10/2019
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Registra lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania e o Não Preconceito, composta por 11 parlamentares. O evento aconteceu dia 21 de outubro, no Anfiteatro da Univali, em Itajaí.
Discorre sobre o crescimento da intolerância nos dias atuais, exposto através de pautas ideológicas. Cita dados: a cada três dias são recebidos, no Canal de Denuncias de Violação dos Direitos Humanos, uma ocorrência referente a preconceito religioso, a maioria contra evangélicos; a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras, segundo o Atlas da Violência; o Brasil lidera, vergonhosamente, as estatísticas de morte da comunidade LGBT; em 2018, 11 mulheres foram assassinas por dia, segundo dados oficiais de crimes de ódio; 88% das menções às mulheres nas redes sociais são negativas. Informa que, em uma pesquisa realizada pelo Inep, 93,3% dos entrevistados demonstraram ter algum tipo de preconceito, seja ele racial, socioeconômico, de gênero, orientação sexual ou territorial. Menciona que foram entrevistados estudantes e professores de 500 unidades de ensino de todo o Brasil. Diz que, infelizmente, vivemos em um país preconceituoso.
Conclui dizendo que pretende, como parlamentar, deixar contribuições que impactem positivamente o momento de extrema intolerância que ocorre atualmente, e que tem trazido muita dor no estado e no país. [Taquigrafia: Roberto]