Pronunciamento

PAULINHA - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/02/2019
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Manifesta satisfação de usar, pela primeira vez, a tribuna da Casa Legislativa, entretanto lamenta profundamente que se posicionará sobre as críticas sofridas nas redes sociais quanto ao traje usado na sua posse no dia 1º de fevereiro.
Em relação a tal fato inusitado, afirma que tais críticas simbolizam o perfil de uma verdadeira violência moral e sexual, extrapolando o verdadeiro conceito de opinião e atitude em crime, e destaca que irá representar judicialmente os comentários apurados. Ainda sobre o referido episódio ocorrido com sua pessoa, acrescenta que Santa Catarina é 4º estado do Brasil que mais violenta, maltrata e subjuga suas mulheres.
Afirma que nenhuma mulher merece passar por situações constrangedoras ultimamente envolvidas, e defende a pauta direcionada ao rompimento do ciclo de violência física e psicológica instalado no mundo feminino, edificando uma sociedade mais fraterna, igual, independente de posições ideológicas. Enriquece sua posição, citando o posicionamento do jornalista Renato Igor ao proferir que se a sociedade entender que a violência contra a mulher ou qualquer outra pessoa é algo normal, a coletividade estará condenada a perpetuar o ciclo de empobrecimento de caráter social.
No momento seguinte, chama a atenção dos parlamentares ao precário sistema de saúde catarinense; posiciona-se sobre as formas de reeducar as crianças para as competências do século XXI; coloca-se à disposição para atender as demandas do pescador catarinense e do agricultor familiar.
Por outro lado, destaca a avaliação do seu trabalho em Bombinhas, atingindo 90% de aprovação, e que recebeu mais de 50 mil votos na eleição de outubro. Na mesma unidade de raciocínio, acrescenta que é uma profissional competente, experiente, cujo trabalho foi consagrado por duas ocasiões: melhor gestão do estado e terceira do Brasil, acrescentando que o seu aprendizado está à disposição do estado de Santa Catarina.
Por fim, apresenta seus agradecimentos às pessoas que acompanharam o lastimável episódio promovido nas redes sociais, aos deputados e deputadas, à amiga Marlene, à deputada Luciane Carminatti, aos servidores e servidores da Casa Legislativa, ao presidente Julio Garcia, às filhas Manuela e Mariana, aos veículos de comunicação, aos órgãos institucionais, à Presidência e aos funcionários desta Casa, que foram solidários na sua escolha. [Taquígrafa: Elzamar}

DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - Manifesta seus cumprimentos iniciais ao presidente da Casa, aos membros da Mesa Diretora, aos colegas parlamentares, e a todos os cidadãos catarinenses ao pronunciar na tribuna ser um representante do povo que deseja para o estado de Santa Catarina mudanças para melhorar a vida das pessoas. Destaca também que a população quer seriedade, ética e transparência e defende que esses itens farão parte de seu mandato como deputado estadual, assim como foi quando vereador em Blumenau. [Taquígrafa: Sílvia]