Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 028ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 12/09/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, aqueles que nos acompanham através dos veículos de comunicação, eu gostaria de aproveitar o momento para trazer presente algumas reflexões e quero iniciar dizendo que da classe política é difícil falarmos. Temos que deixar que o povo fale de nós. O povo tem muita coisa a dizer para a classe política ao longo de toda a história e de toda a caminhada.
Mas trago à tribuna, na tarde de hoje - e aqui, por vários momentos, foram traçados comentários -, a questão do ensino público superior. Em vários momentos da nossa caminhada dentro do serviço público fizemos a discussão e o debate com relação à interiorização do ensino público. Neste sentido, sempre tenho falado sobre a importância da presença da universidade pública em todas as regiões de seja qual for o estado, seja da universidade federal ou estadual.
Em Santa Catarina, em torno de 40 mil estudantes concluem o ensino médio, menos de 10% desses estudantes têm a oportunidade de ingressar no ensino público superior e muito menos ainda têm a felicidade de poder chegar ao final do curso. Por isso é preciso que se mude o modelo de universidade que temos hoje presente em todo este nosso país. É preciso mudar o modelo de universidade! Esse debate importante, estratégico está sendo feito por diferentes segmentos sociais, por movimentos sociais em todo o interior do nosso estado. Quem sabe, a partir dessa mobilização, dessa organização, possamos avançar no ensino público superior, avançar tanto na qualidade como na oportunidade das pessoas que têm menos condições terem acesso à educação.
Nesse sentido, estaremos, na próxima segunda-feira, reunidos com representantes do MEC, com a senadora, com várias lideranças das regiões do extremo oeste e do oeste de Santa Catarina, discutindo a implantação da Universidade da Fronteira do Mercosul, uma luta histórica que há muitos anos vem sendo discutida e debatida e que agora teremos a oportunidade de ver concretizada essa luta que o povo tem pleiteado há muito e muito tempo.
Além disso, faço questão de trazer presente na minha reflexão que, nesta tarde, em contato com o ministério dos Transportes e com o superintendente do DNIT no estado de Santa Catarina, o engenheiro João José, soubemos que o governo do presidente Lula fez o empenho e a garantia dos R$ 25 milhões para a BR-282 dentro do Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal, garantindo esses recursos para, além da restauração que está sendo feita em vários trechos dessa rodovia, o complemento de um trecho esperado há mais de 30 anos, entre São Miguel d'Oeste e a divisa com a Argentina, no rio Peperiguaçu.
Portanto, a população daquela região recebe com um sinal muito positivo esse importante investimento, deputado Peninha, v.exa. que conhece muito bem e que várias vezes se fez presente.
A BR-282 tem uma importância estratégica de desenvolvimento não só para a região oeste, mas para toda aquela grande região, pois é uma via bioceânica que reúne três países, que une os portos do estado de Santa Catarina. Com certeza, com esse investimento para a conclusão da BR-282, mais aquele trecho de Vargem/São José do Cerrito/Lages e com a recuperação de outros trechos que são necessários, nós teremos um corredor extremamente estratégico para o crescimento e o desenvolvimento daquela região do estado de Santa Catarina e desses outros países.
Já estão garantidos, no Orçamento da União para o ano que vem, mais R$ 9,9 milhões para fazer o complemento da obra da BR-282 que liga São Miguel d'Oeste à divisa com a Argentina, passando pelo município de Paraíso.
Em contato com o sr. João José, superintendente do DNIT aqui em Santa Catarina, nós estaremos, nos próximos dias, agendando lá naquela região o lançamento, um ato importante que vai ser organizado por lideranças de toda aquela região. É claro que o início da obra, com todos os procedimentos legais e jurídicos, demorará um pouco, mas ainda este ano terão início os trabalhos naquele trecho.
Sr. presidente e srs. deputados, queria trazer presente e registrar desta tribuna, com muito pesar, o falecimento de uma professora, histórica lutadora de São Miguel d'Oeste, Sofia Kaminski Corso, ocorrido no dia 11 de setembro, vítima de complicações respiratórias. A professora era também comerciante do ramo ótico naquele município, foi diretora da Escola Estadual Jaldir Faustino da Silva, e durante 30 anos foi uma incansável trabalhadora da Educação.
A professora Sofia Kaminski Corso era mestre em Língua Portuguesa, lecionava na Unoesc de São Miguel d'Oeste nas disciplinas de Produção de Textos e Língua Portuguesa, nos cursos de Letras - Português/Inglês e Português/Espanhol e no curso de Psicologia.
Portanto, as nossas condolências a todos os familiares.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)