Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/10/2004
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero aproveitar o espaço, como tem feito o Deputado Joares Ponticelli, para fazer o destaque da emenda da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional com a relação à Universidade Federal, na qual a Bancada contempla os R$ 6 milhões para que a mesma universidade se faça presente em Criciúma, Tubarão e Araranguá, criando aí as 1.500 vagas.
Essa iniciativa, sem dúvida nenhuma, é extremamente importante, porque a universidade tem que ser o instrumento que proporcione o desenvolvimento, o estudo, a ciência e a tecnologia das diferentes regiões do nosso País.
E de maneira muito especial, a Universidade Federal, com a sua presença, com certeza estará oportunizando aos cidadãos e cidadãs esse aspecto importante para o desenvolvimento das diferentes regiões do Estado.
Neste mesmo sentido, apresentei um projeto de lei nesta Casa, no início do ano 2003, que trata da interiorização da Universidade Pública do Estado de Santa Catarina - Udesc -, contemplando, com o passar do tempo, oito grandes regiões para que essa mesma universidade se faça presente, atendendo a um dos grandes anseios da população do interior do Estado de Santa Cataria.
Nós nos lembramos muito bem, no ano de 2002, que quando vivíamos a campanha eleitoral, a disputa para uma das vagas da Assembléia Legislativa, para o Governo do Estado e a Presidência da República, vários jovens faziam o apelo para que, se fôssemos eleitos, pudéssemos fazer com que a universidade pública se fizesse mais próxima, estivesse mais perto, oportunizando a eles o acesso a ela.
E enfrentamos um grande problema, enfrentamos uma situação que nos distância cada vez mais do acesso: a distância, por exemplo, do Oeste, do Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina em relação ao litoral do Estado, que é onde se concentram as universidades, sejam elas federal ou estadual.
Essa distância possibilita a desigualdade entre os cidadãos e as cidadãs do nosso Estado, não dando a oportunidade de poderem ter o acesso e de participar do ensino público gratuito. Essa distância é um dos grandes e graves problemas.
Outro problema são as questões financeira e econômica, que também colocam uma barreira enorme na oportunidade dos nossos jovens cidadãos e cidadãs terem o acesso à própria universidade.
Então, este Parlamentar, preocupado com essa situação, apresentou esse projeto e tem discutido amplamente e, de maneira especial, nas nossas regiões do Oeste e Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina.
Além, é claro, da Universidade Estadual, há a importância também de a Universidade Federal se fazer presente, como em outros Estados, em outras regiões e não só aqui no litoral do Estado. Ela é importante aqui, mas é importante também nas outras regiões do Estado, porque lá também moram cidadãs e cidadãos que pagam os seus impostos, que pagam os seus tributos, e que também gostariam, da mesma forma, de ter o acesso ao ensino público superior.
Além disso, eu gostaria, nesta mesma linha, de destacar novamente a importância do Curso de Zootecnia permanecer na nossa região de Chapecó, no Oeste do Estado.
Esse mesmo curso, criado neste ano, no mês de março, contempla 80 pessoas que residem numa região que têm a vocação para tal. Então, que as nossas autoridades façam de tudo para que ele continue permanecendo na cidade de Chapecó, atendendo à região e, de maneira muito especial, essa grande e importante vocação, porque é naquela região onde se concentram a maioria das agroindústrias. E, portanto, esse curso irá contribuir e ajudar para o desenvolvimento daquela região do Oeste do Estado.
E neste mesmo sentido reforço novamente que no dia 20 deste mês foi aprovada nesta Casa a moção que será encaminhada ao Reitor da Udesc e ao Conselho, para que olhem com muito carinho para essa realidade do Oeste do Estado de Santa Catarina da permanência do Curso de Zootecnia na cidade de Chapecó.
Não poderia deixar de registrar a iniciativa da Bancada do Partido dos Trabalhadores, em conjunto com os nove Deputados, do lançamento do nosso jornal.
Queremos fazer com que este jornal, a cada 60 dias, possa chegar às eleitoras e aos eleitores das diferentes regiões do Estado de Santa Catarina.
Nesse primeiro jornal, além do artigo publicado pelo Presidente do nosso Partido e Presidente da Eletrosul, Sr. Milton Mendes, temos também uma matéria publicada sobre o Incra, destacando, de maneira especial, as grandes ações que ele tem implementado através da Superintendência, na pessoa de João Paulo Strapazzon, enumerando várias ações que o Incra vem desempenhando no nosso Estado.
Além disso, nele cada Parlamentar tem o seu espaço para poder destacar algumas das suas ações e descrever alguns dos seus projetos, das suas iniciativas, para maior conhecimento por parte da nossa população.
Neste sentido, agradeço aos Parlamentares que enviaram suas matérias, pois dessa forma nós possibilitamos que as nossas eleitoras e eleitores do Estado pudessem acompanhar mais de perto aquilo que a Bancada do Partido dos Trabalhadores realiza nesta Casa. E a cada 60 dias queremos fazer com esse jornal chegue aos nossos eleitores.
Era isso o que eu tinha a dizer!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)