Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2005
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, inicialmente, Deputado Paulo Eccel, gostaria também de realçar este bonito e magnífico trabalho que V.Exa. tem realizado frente à Comissão de Educação e, além disso, no conjunto, no coletivo com os demais Parlamentares que compõem esta mesma Comissão.
Portanto, parabéns pela sua dedicação, pelo seu empenho e pelo trabalho que tem realizado nesses dois anos à frente desta importante Comissão aqui na Assembléia Legislativa e no Estado de Santa Catarina.
Mas eu gostaria, nesta tarde, de aproveitar este espaço nesta tribuna para fazer menção a algumas críticas que nos últimos dias temos ouvido, através do Secretário Regional do Extremo Oeste do Estado, José Carlos Zandavalli Fiorini. E eu não poderia, de maneira alguma, deixar de trazer nesta Casa algumas críticas que este Secretário tem feito com relação a este Deputado, que ao mesmo tempo também compromete a própria função do Legislativo, que é a de fiscalizar.
Eu me lembro que nos dias 17 e 18 de novembro, aqui desta tribuna, fiz menção à ausência de dotação orçamentária para o exercício de 2005 à região de São Miguel d’Oeste, no que dizia respeito à prioridade número um daquela região, que era a construção do Hospital Regional.
Eu fazia menção a isso naquela época, lamentando todo o trabalho realizado pelas diferentes lideranças naquela Secretaria Regional de São Miguel d’Oeste e de ter passado no esquecimento, no envio da peça orçamentária nesta Casa. Ao mesmo tempo também fazia menção de que a Bancada do Partido dos Trabalhadores faria uma emenda, exatamente no sentido de cumprir a prioridade nº 1 no orçamento da região Extremo Oeste, a construção do hospital regional.
Passados alguns dias, por mais de uma vez o então Secretário ocupou os veículos de comunicação da região (imprensa falada e escrita) fazendo algumas críticas lamentáveis. Deputado Paulo Eccel, nosso Líder da Bancada, no dia 19 de fevereiro, recente, o Secretário Regional ocupou a Rádio Peperi, da região, para dizer que as minhas reflexões no sentido de alertar que não havia dotação na peça orçamentária e que o hospital corria o risco de não ser realizado naquela região eram mentirosas e confundiam a opinião pública. Mas não ficou só nisso. Disse ainda o Secretário que este Deputado - ele quer se atribuir méritos e honras que não lhe pertencem - só atrapalha, cria obstáculos para atrasar o processo, é demagogo, à imprensa fala que tem pressa de ver o hospital construído, porém nos bastidores age de forma contrária. Disse também: "Quem poderá acreditar num Deputado que tem esta atitude?".
Eu pergunto, Deputado Paulo Eccel, qual é o cidadão que pode acreditar num Secretário que nem consegue reconhecer... Primeiramente, o Secretário tem que ter humildade. Aliás, num dos momentos, quando aqui desta tribuna eu fiz menção à denúncia, ele reconheceu que houve falha humana. No entanto, agora, ele tenta inverter, dizendo que existe um Governador que quer a construção do hospital e um Deputado que não quer! Isto é vergonhoso para nós, Parlamentares, um Secretário Regional mentir para a população, enganar, confundir a opinião pública, dizendo que este Deputado está mentindo para a população. Isto não é verdade!
O próprio Deputado Herneus de Nadal, Líder do Governo na época, aqui do microfone de aparte, reconheceu a minha intervenção e teceu grandes e fortes elogios por eu estar ocupando a minha função de fiscalizar e de fazer com que realmente a nossa população seja contemplada, Deputado Paulo Eccel.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado Pedro Baldissera, no dia em que V.Exa. apresentou publicamente que estava faltando dotação orçamentária para essa obra, para essa benfeitoria na importante região Oeste de Santa Catarina, eu estava presente e recordo, como V.Exa. bem lembrou, que o então Líder do Governo reconheceu que o erro estava sendo corrigido graças à intervenção de V.Exa.
Todos nós temos acompanhado aqui, na Assembléia Legislativa, a dedicação com que V.Exa. vem tratando as questões de Santa Catarina, especialmente as questões do Oeste do nosso Estado. E não dá para justificar um servidor público de confiança do Governador de Santa Catarina ter esse tipo de atitude. Mostra que essa pessoa, nos termos que V.Exa. relatou, não tem equilíbrio para a função que exerce; falta equilíbrio a essa pessoa, a essa autoridade local. Além disso, V.Exa. foi eleito com os votos dos catarinenses e essa pessoa está lá sem voto, está lá porque foi designada por alguém.
Então, seria importante que a autoridade que a designou para aquela região tivesse um pouco mais de atenção para aquilo que esse tipo de autoridade está falando, está alardeando mentirosamente acerca dos trabalhos de V.Exa.
Deixo aqui a minha solidariedade, o meu reconhecimento ao trabalho de V.Exa.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, Deputado Paulo Eccel!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Deputado Pedro Baldissera, quero dizer a V.Exa. que eu exercia a função de Presidente quando discutíamos a pauta de votação das matérias no período extraordinário. E uma das matérias era a autorização para o Governador do Estado comprar o terreno para a construção do hospital, e não constava na pauta da Ordem do Dia naquele dia. Nós chamamos V.Exa., como Líder do PT, e prontamente V.Exa. concordou - ainda recordo as palavras que disse: "Não ouvi a Bancada, mas eu concordo que esta matéria seja votada, porque ela é relevante para o Extremo Oeste e deverá ser votada". Isso quer dizer o quê, Deputado? Que V.Exa. foi um colaborador para que essa obra saísse, sem dúvida nenhuma, em favor do povo do Oeste de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, Deputado Onofre Santo Agostini!
Realmente, trazendo presente a importância que nós temos dado a essa importante obra do Extremo Oeste do Estado, que é o hospital regional, tenho dito em vários momentos que não descansarei um só segundo enquanto não ver essa obra construída. Eu tenho dito em vários momentos que confio nas palavras do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado, que a tem empenhada e que, com certeza, irá fazer de tudo para realizar a obra, mas não confio no Secretário Regional, porque tem dado demonstrações que não é uma pessoa benquista e bem-vista em toda a sociedade do Extremo Oeste.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)