Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2011
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, o deputado Nilson Gonçalves traz presente as dificuldades com relação às BRs, e queremos somar-nos para que possamos fazer um grande mutirão também nas SCs, principalmente na grande região oeste, onde, salvo raras exceções, temos problemas seriíssimos, que causam inúmeras dificuldades e transtornos a todos que por lá trafegam.
Acho que a sociedade catarinense e brasileira anseia exatamente por melhores condições de infraestrutura, tendo em vista a sua grande contribuição para o Tesouro do estado e da união, que deve ser revertida em políticas públicas para o cidadão.
Gostaria de aproveitar a oportunidade, sr. presidente e srs. deputados, para dizer que v.exas., neste momento, estão recebendo nas suas mesas um pequeno livro explicativo, trazendo presente algumas das plantas medicinais que são utilizadas por milhares e milhares de pessoas. V.Exas. também estão recebendo uma pequena muda da espinheira santa que, cientificamente, carrega o nome de maytenus ilicifolia. Há, inclusive, um cartãozinho que acompanha a muda dando uma pequena explicação sobre para que serve, os efeitos e o bem que faz à saúde das pessoas.
Este projeto de lei que vamos ter a oportunidade de votar nesta Casa hoje reconhece a espinheira santa como a planta medicinal símbolo do estado de Santa Catarina. Essa iniciativa, em parceria com o deputado Volnei Morastoni, chegou até mim a partir de uma grande consulta, deputada Professora Odete de Jesus, com centenas e centenas de pessoas que têm relação com as plantas medicinais e que fazem esse trabalho no dia a dia da Pastoral da Saúde e da Pastoral da Criança, enfim, através de muitas mãos, ou seja,l através de um pedido da Associação Catarinense de Plantas Medicinais é que encaminhamos esse projeto de lei que votaremos na sessão de hoje, para o qual, gostaria de pedir desde já, em meu nome e em nome do deputado Volnei Morastoni, o aval, o respaldo e o apoio de todos os parlamentares.
A Sra. Deputada Professora Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Pois não!
A Sra. Deputada Professora Odete de Jesus - Deputado Padre Pedro Baldissera, o tema que v.exa. traz a esta Casa Legislativa é muito importante. Eu sou favorável à sua iniciativa e já estou manifestando o meu voto positivo ao projeto de lei de v.exa. e também do colega deputado Volnei Morastoni.
Gostaria de dizer que as plantas são muito importantes na nossa vida. O nosso país leva o nome de uma árvore e temos o nosso Brasil no nosso coração.
V.Exa. entregou uma muda para todos os deputados e deputadas, presenteando-os. Eu vou levá-la para a minha casa e plantá-la.
Agradeço pela oportunidade do aparte, parabenizo v.exa. pelo tema e já me comprometo a votar a favor do seu projeto de lei.
Parabéns, deputado!
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado, deputada.
Gostaria também, à luz deste momento que estamos vivenciando, de socializar um pouco do trabalho que está sendo desenvolvido pelo interior do estado, intitulado Farmácia Itinerante. É um trabalho feito por um funcionário desta Casa, Alécio dos Passos, que tem percorrido inúmeros municípios, grupos e associações, levando esse debate ao nosso cidadão e à nossa cidadã.
Vamos acompanhar um pouquinho algumas fotografias mostrando o grande interesse que a nossa população tem, inclusive construindo hortas medicinais. Porque, além de tratar diretamente a questão das doenças das pessoas, serve também para gerar renda para muitas famílias que com as plantas medicinais trabalham.
(Procede-se à exibição de fotos.)
Não temos dúvida nenhuma de que isso é torna uma alternativa extremamente importante para a nossa sociedade. Tomara que todas as secretarias de Saúde dos municípios tenham a oportunidade de implementar essa política para o atendimento da nossa população. Vejam como será mais saudável o tratamento das pessoas, em todos os sentidos: na questão da saúde humana, na questão do bolso das famílias. Mas, acima de tudo, está a questão das pessoas. Isso ajuda na inclusão do ser humano e desperta uma prática social extremamente importante, da qual a nossa sociedade carece nos dias de hoje.
Sr. presidente, somente vamos conseguir transformar a realidade e a vida a partir do momento em que nos organizarmos e ficarmos unidos. É aí que vamos ter sinais evidentes de uma real transformação da sociedade na qual vivemos. Sem essa prática muitas ações serão paliativas e não resolverão as questões sociais que enfrentamos no dia a dia da vida.
Por isso, mais uma vez, deixamos aqui o nosso apelo aos parlamentares, em nosso nome e em nome do deputado Volnei Morastoni, para que possamos aprovar esse projeto e, com certeza, acreditar na sanção do governador para que ele se torne lei. E vamos ajudar a manter viva e preservada essa planta medicinal que está em processo de extinção. Que possamos, pelo menos, mantê-la por toda a mata Atlântica do nosso país e também ver, através dela, muitas pessoas recuperarem a saúde e continuar o seu trabalho.
Era o que tínhamos para hoje, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)