Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2009
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, gostaria, neste horário do PT, do Partido dos Trabalhadores, de trazer presente, deputado Sargento Amauri Soares, aquilo que nós, na noite de ontem, realizamos aqui na Assembléia Legislativa, na sessão especial, quando trouxemos o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que é muito abrangente, que envolve e diz respeito a cada um de nós, que é a segurança pública, que tem como chamariz A Paz é Fruto da Justiça.
Foi uma sessão que contou com muita gente, inúmeras lideranças de diferentes setores da nossa sociedade, organizações, movimentos que aqui estiveram refletindo, por mais de uma hora e meia, sobre esse tema vital que diz respeito a todo cidadão e cidadã do nosso estado e do nosso país, que é a segurança pública. E aqui foram discutidas várias situações conflitantes que dizem respeito à vida dos nossos cidadãos e cidadãs.
Hoje, temos plena consciência de que, quando se fala em segurança pública, não há dúvida de que ela está presente no inconsciente coletivo de todos os cidadãos e cidadãs, porque é um tema, deputado Sargento Amauri Soares - e v.exa. tem trazido esse tema inúmeras vezes a esta Casa, juntamente com vários parlamentares -, que diz respeito diretamente àqueles que têm um papel importante e uma relação direta no sentido de mantê-la, que passa pelas mãos do estado, pelo poder estatal. Mas, infelizmente, percebemos que existe uma negligência, pois a segurança pública não está colocada no centro e na prioridade deste governo.
Quantas e quantas vezes foram feitas mobilizações pelos praças, que aqui v.exa muito bem representa, deputado Sargento Amauri Soares, pelas suas famílias, pelos seus familiares, em busca daquilo que foi colocado como prioridade do governo em 2003 e até agora pouco ou quase nada se tem feito! Isso cria insegurança não só às famílias, mas à sociedade como um todo, porque tem que haver condições mínimas para que se possa fazer a prestação do serviço. E nós abordamos isso, deputado, em todas as falas na noite passada, retratando, trazendo presente essa dura realidade enfrentada pelo povo de Santa Catarina.
Eu sei que era desejo de v.exa., deputado Sargento Amauri Soares, apresentar comigo essa idéia de fazer esse debate, essa reflexão, mas como já havia encaminhado, eu, na minha concepção, considerei que v.exa. tinha feito parte desse encaminhamento e assinado junto comigo, até pelo seu trabalho, pela sua convicção, enfim, pela sua luta no dia-a-dia para implementar uma segurança digna a todos os cidadãos e cidadãs do nosso estado.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Muito obrigado, deputado Pedro Padre Baldissera.
Eu queria exatamente parabenizá-lo pela iniciativa e agradecer também por mais essa oportunidade que teve a sociedade, a comunidade católica da Grande Florianópolis e do estado de Santa Catarina, dessa importante sessão especial da noite de ontem. A Casa estava completamente lotada, contamos com a presença do arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Murilo Krieger, de diversos padres, irmãs, diáconos e de lideranças comunitárias, que participam no dia-a-dia da Igreja Católica debatendo esse assunto.
O tema da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, deste ano, Fraternidade e Segurança Pública, não poderia ser mais vasto e mais perfeito para nós, trabalhadores da Segurança Pública do estado, neste momento crucial. E o lema A Paz é Fruto da Justiça parece que cai como uma luva, parece que foi inventado por inspiração divina para a realidade de tantos policiais e bombeiros de Santa Catarina, porque se a paz é fruto da justiça, nós podemos concluir que não estamos vivendo em paz na nossa sociedade e tampouco estamos vivendo em paz dentro das instituições militares de Santa Catarina, porque as relações do governo do estado com os trabalhadores da Segurança não são de justiça no tratamento entre os policiais e bombeiros, que deveriam ser todos tratados de forma igualitária, com a mesma forma de justiça. Mas isso não ocorre, como temos trazido para esta Assembléia permanentemente.
Então, quero agradecer a v.exa., à Igreja Católica, à CNBB e a todos os participantes da sessão especial de ontem por esda oportunidade de poder comungar dessas idéias e desse discurso, que é o que nós precisamos para melhorar a segurança pública de Santa Catarina e melhorar também a vida dos policiais e bombeiros, que estão cansados, angustiados e que, em alguns casos, já quase desesperançados de um porvir diferente daquele que está colocado aqui.
Muito obrigado e parabéns pela iniciativa e pelo seu trabalho nesta Casa.
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado, deputado Sargento Amauri Soares.
Quero dizer que fica difícil criar uma cultura de paz, no momento em que se vive uma situação de conflito. É preciso superar a situação de conflito, para que se possa instaurar a cultura da paz. E aí, claro, passa pelo trabalho, sem dúvida alguma, de todos nós. E dentro disso tudo, pena que o tempo é pequeno, foram levantadas várias questões, dentre elas a questão da Defensoria Pública, um tema que nós iremos tratar por diversas vezes nesta Casa, porque o estado de Santa Catarina é o único que não tem isso implantado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)