Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2005
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, trago na tarde de hoje um tema, acredito eu, de extrema relevância não só para o Estado de Santa Catarina, mas para o mundo - a problemática, Deputado Lício Silveira, da água.
Por ser hoje 22 de março, Dia Mundial da Água, nada melhor do que trazermos este tema importante, relevante, até porque o nosso Estado de Santa Catarina, o Estado do Rio Grande do Sul e parte do Paraná, passam por uma estiagem, um dos piores momentos dos últimos 43 anos. Há mais de 43 anos aconteceu uma catástrofe tão forte, marcante e drástica como essa que a nossa região está vivendo - a questão da estiagem.
Claro que muitas mobilizações aconteceram nesses últimos dias, nesses últimos meses, através dos diferentes movimentos que representam a agricultura nos diferentes Estados.
Como hoje nós celebramos o Dia Mundial da Água, talvez fosse importante dizer que não temos muito o que comemorar, pois a água está cada vez mais escassa, está cada vez mais se afastando das nascentes, das fontes. Ela está desaparecendo da nossa terra. E isso, de uma forma ou de outra, desafia a sociedade a tomar atitudes fortes, políticas públicas marcantes e derradeiras para - não de uma forma paliativa ou apenas para amenizar os momentos de estiagens - garantir a permanência da água não só aos humanos, mas a todos os seres vivos, o meio ambiente, para a sua sobrevivência.
Nós percebemos também que no decorrer da caminhada a água está, além de escassa, mais poluída pelo excesso de agrotóxicos usados nas lavouras e pelas indústrias, que a devolvem poluída ao meio ambiente, contribuindo para a sua degradação. Essa relíquia que está cada vez mais escassa para o consumo de todos os seres vivos.
A exploração desse bem de uma forma descontrolada poderá contribuir para o seu desaparecimento. Além disso, o desequilíbrio ambiental provocado por inúmeras situações está fazendo com que as chuvas se tornem cada vez mais escassas, afetando, neste sentido, os seres vivos, no que concerne à sua sobrevivência, e a recuperação do meio ambiente.
Só a título de curiosidade, o Estado de Santa Catarina, hoje, é o terceiro Estado em investimentos no setor ambiental. Nós só perdemos para Roraima e Alagoas. Então, somos o terceiro Estado em ações públicas, em políticas públicas para enfrentar a questão do nosso meio ambiente.
Temos muito pouco investimento na questão da preservação ambiental. É preciso inverter isso, porque a questão da água é um grave problema que nós já estamos enfrentando, mas que nos próximos anos nós o teremos muito mais presente.
Neste sentido, hoje, às 18h, nesta Casa, nós estaremos instalando o Fórum Permanente das Águas, para que a Assembléia possa continuar realizando, como tem feito até agora, o Fórum Permanente da Bacia do Uruguai e o Aqüífero Guarani, trabalho esse que tem resultado em debates, em reflexões e também em tomadas de ações através dos nossos educadores, dos agentes políticos dos diferentes Municípios por onde passa a Bacia do Uruguai.
Então, nós queremos levar esta experiência para todo o Estado de Santa Catarina através deste Fórum, no sentido de possibilitarmos este debate às demais regiões do Estado, porque nós entendemos que é muito importante a água para todas as espécies vivas.
Da mesma forma, gostaria de reforçar que o desequilíbrio ambiental foi provocado também pelo avanço das barragens que estão sendo construídas em todo o território brasileiro. Neste aspecto, nós percebemos claramente que a destruição do meio ambiente, a curto ou a longo prazo, está provocando todo esse desequilíbrio, e nós, como sujeitos desse processo, temos que devolver à natureza aquilo que historicamente foi tirado dela.
O Sr. Deputado Celestino Secco - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Celestino Secco - Muito obrigado, Deputado Pedro Baldissera.
Eu quero cumprimentar V.Exa. e, mais do que isso, dizer que nos dias 28 e 29 de abril próximos, a UPM estará patrocinando, na Assembléia Legislativa, a realização do IX Fórum do Corredor Bioceânico e, concomitantemente, o 1º Encontro das Águas do Mercosul.
Quero aproveitar para convidar V.Exa. ou alguém desse Fórum para fazer uma palestra, um pronunciamento sobre este esforço que Santa Catarina já desenvolve junto com palestrantes da UPM, os quais aqui estarão e falarão também sobre os problemas das águas, principalmente da Bacia do Prata.
Era esta a informação e o convite que eu queria fazer a V.Exa.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, Deputado Celestino Secco.
Desde já agradeço a V.Exa. pelo convite e dou a garantia de que alguém do Fórum estará presente para contribuir e ajudar neste encaminhamento importantíssimo, que é a questão da água.
Então, quero reforçar que hoje, às 18h, teremos, nesta Casa, a instalação do Fórum Permanente das Águas.
Era isto, Sr. Presidente, que eu gostaria de dizer.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)