Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sra. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, inicialmente, quero cumprimentar, da mesma forma, a vereadora Ângela Albino, nossa primeira suplente, que aqui se encontra, como bem mencionou o deputado Pedro Uczai, presidente do PT. Quero desejar-lhe boas-vindas e saudar toda a organização das mulheres que empunham a bandeira pelo fim da violência e, ao mesmo tempo, o cumprimento da Lei Maria da Penha.
Aliás, nesses últimos dias, nós temos tido algumas manifestações em nível de imprensa, por todo o território brasileiro, sobre algumas situações que trazem indignação por parte de todo e qualquer ser humano que preza a vida, que luta em defesa da vida.
Então, a nossa solidariedade e o nosso compromisso junto com a luta e o trabalho de cada uma de vocês.
Mas eu queria, na tarde de hoje, trazer novamente a esta tribuna um dos assuntos que tenho pautado nesta Casa em outros momentos, que diz respeito ao ensino público superior, essa bandeira importante e fundamental na busca de um novo pensar e de um novo despertar na sociedade que nós vivemos, porque sabemos que as grandes transformações na sociedade passam necessariamente à luz da educação.
Neste sentido, nós temos que registrar aqui o importante e profundo empenho que o governo do presidente Lula vem tendo com a educação em nosso país, empenho jamais visto ao longo de toda a história deste nosso país. Claro que nós sempre temos afirmado que muito há ainda a acontecer, a fazer em nível de educação, mas houve, sim, grandes avanços. E, de maneira muito especial, faço questão aqui de citar o ensino público superior, a expansão da universidade federal em vários estados do nosso país.
Santa Catarina não poderia estar numa situação diferente, porque, infelizmente, em nosso estado existe uma centralização do ensino superior ou na capital ou nos grandes centros. É preciso fazer com que ele esteja ao alcance da grande maioria da nossa população, que também vive nos pequenos municípios do interior do estado.
É neste sentido que eu quero destacar, mais uma vez, que Santa Catarina, juntamente com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, vem abraçando o trabalho e a luta pela instalação da universidade que faz fronteira com o Mercosul. E houve o compromisso do presidente Lula, e isso já está definido, de que esses três estados terão essa universidade.
A universidade da fronteira do Mercosul tem uma grande simbologia, porque além de proporcionar a oportunidade de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico para as regiões e para esses estados, ela se torna um instrumento de integração dos estados e também dos países vizinhos.
Esse é um dado importante, porque nessa caminhada de globalização é preciso que antes de tudo se faça a inclusão das pessoas, porque elas são a estratégia, o ponto principal, os seres humanos, as pessoas que vivem nessas regiões.
Por isso é que, nesses últimos dias, a comissão esteve reunida aprofundando o tema e vai reunir-se no dia 3 de dezembro, na próxima segunda-feira, para aprofundar as discussões e dar encaminhamentos, pavimentando o caminho para a definição final do início da universidade da fronteira do Mercosul. E depois, no próximo dia 13, estará a comissão aqui em Florianópolis também deliberando sobre o tema.
Então, quero destacar que o ensino público superior é extremamente importante, haja vista que o percentual é muito pequeno daqueles que terminam o ensino médio e têm a oportunidade de ingressar no ensino superior.
Neste sentido, nós, da região da fronteira, do extremo oeste do estado, estamos lá também revestidos do empenho de garantir que além da presença da Universidade do Estado de Santa Catarina, que lá naquela região vive uma situação de estagnação em todos os sentidos, possa ter também a presença da universidade federal ou senão de alguns cursos, para poder atender aquela população que é a mais distante, tanto na questão geográfica quanto na questão econômica. Aquele é um povo que viveu sempre excluído das políticas públicas importantes; assim, para dignificar a vida e a caminhada daquela gente da faixa de fronteira do estado de Santa Catarina e dos estados vizinhos, é premente a presença da universidade pública.
Portanto, fica aqui hoje, mais uma vez, o registro desse momento importante que nós estamos vivendo do encaminhamento das políticas públicas do governo do presidente Lula, do governo do PT, em nível nacional, que contempla uma das demandas que historicamente têm sido reivindicadas pela nossa população, no sentido de interiorizar o ensino público superior no estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)