Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/02/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, deputado Jailson Lima, fiquei muito feliz ao trazer presente este debate sobre a questão do programa do território, da cidadania, principalmente pelo fato de o PSDB ter entrado na Justiça com uma ação. É impressionante!
V.Exa. falava muito bem ao fazer referência à questão de que o cidadão tem que ter o entendimento e fazer a separação. Ele tem que ter exatamente essa clareza, e entendo que a separação do joio do trigo tem que ser feita exatamente na colheita, como diz a própria parábola.
É preciso deixar as coisas caminharem, crescerem juntas, mas no momento da colheita tem que ser feita a separação.
Então, é exatamente neste momento eleitoral que o eleitor e o cidadão dos diferentes municípios de todos os estados têm que fazer a separação. Aqueles que defendem a construção, a aplicação, a realização de políticas públicas voltadas para aqueles que necessitam do estado, daqueles que são contra as políticas públicas, porque não dá para aceitar que apenas no segundo ano de mandato do presidente Lula, do PT, se fale em programa eleitoral. E as outras políticas que estão acontecendo em muitos outros municípios, nada têm a ver? É um equívoco.
Ao invés de os agentes políticos contribuírem e ajudarem com políticas públicas que desenvolvam a inclusão social, nós temos agentes políticos que trabalham ao contrário, infelizmente. Pensam nos seus interesses e não nos interesses do povo.
Por isso, os cidadãos têm que fazer, sim, a separação no momento da colheita. E o momento da colheita são as eleições, porque aí podemos fazer essa separação tão necessária para a sociedade.
Mas quero aproveitar o espaço na manhã de hoje para trazer presente e divulgar nesta tribuna coisas boas que acontecem na sociedade.
A partir de amanhã, em Chapecó, com o esforço de várias organizações, de várias lideranças, será realizado o 1º Encontro Sul Orgânico, que reúne os estados do sul, lideranças e entidades que desenvolvem a prática da defesa, da produção orgânica de alimentos orgânicos.
Esse encontro tem como grande objetivo levar ao produtor alternativas de defensivos naturais para produzir e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de agrotóxicos nas lavouras, principalmente na produção do alimento que vai à mesa de todo cidadão e de toda cidadã.
Esse encontro que vai acontecer, amanhã, na cidade de Chapecó, foi organizado por várias frentes, por várias lideranças que vão trabalhar em cima desse tema importante. E fazendo um levantamento das apontações que fazem referência à produção de produtos orgânicos nós encontramos num dos artigos produzidos por Maria Regina Chiarinelli algumas razões que ela evidencia e coloca a todo cidadão e a toda cidadã para as próximas gerações no que diz respeito ao consumo de produtos orgânicos.
Entre algumas razões, além de produzir, consumir, ela coloca, em primeiro lugar, que o cidadão melhora a qualidade de vida da sua família, do produtor e do meio ambiente.
Esse é um dado importante, porque a vida, especialmente a vida dos seres humanos, é aquilo que de mais importante existe na face de toda a sociedade. E lutar, trabalhar para melhorar a vida das pessoas e das famílias dos produtores e do meio ambiente é uma prática que deve estar presente em todos os momentos da nossa vida e das nossas ações.
Em segundo lugar ou uma segunda razão, o cidadão produzindo ou consumindo estará participando diretamente da melhoria das condições do solo. Aliás, quero fazer uma referência à questão da terra. A terra, sem dúvida alguma, é um dos elementos mais importantes que nós temos uma relação direta. Por isso que a terra tem que ser tratada com carinho - o produtor, a produtora, todos aqueles e aquelas que fazem parte desse complexo social. A terra tem que ser tratada com muito amor, porque é dela que se gera a vida; é da terra que tiramos o sustento; é da terra que nós construímos as nossas condições de vida.
Portanto, menos química, sem dúvida alguma, a terra agradece.
Então, a produção e o consumo do produto orgânico levam-nos também a esse processo de descontaminação da nossa terra, recuperando, ao mesmo tempo, todos os recursos naturais, principalmente a água e o solo. A água que, nós percebemos no dia-a-dia, vem sendo cada vez mais contaminada e que é preciso um olhar diferenciado, sob pena de todo ser vivo ter um grande prejuízo exatamente pela água estar contaminada ou tendo ingredientes que prejudicam a sua vida e a sua saúde.
Portanto, alguns elementos são importantes e que esse encontro possa ajudar nesse processo de conscientização da nossa sociedade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)