Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2022
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Dirige seu pronunciamento aos funcionários dos Correios, citando que a estatal está sob ameaça de privatização desde o início do atual Governo. Menciona que a instituição, conduzida pelo General Floriano Peixoto, ainda não foi vendida devido a resistência dos trabalhadores e pelo carinho e confiança que a sociedade como um todo credita a esta empresa. Declara que, para privatizar os Correios, o Governo Federal depende da aprovação do Projeto de Lei nº 591/2021, o qual tramita na Câmara Federal e atualmente está parado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Cita que, no último ano, a instituição registrou o maior lucro de sua história, parte disso por conta da pandemia, que aumentou o número de entregas, mas também em virtude da retirada de benefícios e direitos dos trabalhadores, diminuição do efetivo de trabalho, precarização dos serviços, fim das horas extras e fechamento de agências nos pequenos municípios.
Informa que o último concurso público dos Correios foi realizado há 11 anos e, por esse motivo, os próprios trabalhadores dizem que a equipe está envelhecida e carente de funcionários. Acrescenta que a agência do centro de Florianópolis, somente no último ano, pulou de 30 carteiros para apenas 11.
Alega que a preparação da privatização da empresa tem o objetivo de atender a cobiça de grupos que trabalham com a entrega de mercadoria. Declara que, se de fato os Correios for privatizado, haverá aumento de preço nas entregas, bem como o desaparecimento de serviços considerados não lucrativos e das diversas ações sociais desenvolvidas pela empresa.
Afirma que quando uma estatal é privatizada a prioridade passa a ser o lucro, deixando a qualidade de prestação do serviço em segundo plano. Registra sua manifestação de indignação pelo processo de privatização dos Correios em nível de Brasil. [Taquigrafia: Roberto]