Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, ocupo novamente a tribuna na tarde de hoje para trazer um tema já ventilado, discutido em outros momentos: a interiorização do ensino público superior.
Se dermos uma olhada em todo o interior do estado de Santa Catarina, perceberemos que o ensino público superior centraliza-se nos grandes centros e, até por que não dizer, na capital do estado e nas cidades pólos próximas, como Joinville e Lages. Fora disso, percebemos que existe uma ausência muito grande, seja em nível estadual ou federal.
É claro que percebemos, nos últimos tempos, uma grande mobilização, seja através de lideranças, de movimentos, na busca de fazer com que o interior do estado possa ser contemplado. Temos que reconhecer aqui que, a partir do governo do presidente Lula, em nível federal, houve grandes avanços na questão da interiorização do ensino público federal. Houve avanços em vários estados, com a instalação de novos campi de novas universidades. E além da presença de novas universidades, tivemos também um maior volume de recursos destinados a bolsas de estudo, como, por exemplo, o ProUni, que atende a milhares de pessoas por todo o nosso país e aqui no estado de Santa Catarina.
Em nível de região da Grande Fronteira do Mercosul, tivemos também um avanço muito forte no que diz respeito à interiorização da universidade pública em nível federal.
No dia de amanhã, estarão reunidos, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, juntamente com representantes do MEC, várias lideranças que a vários encontros vêm-se reunindo, debatendo, discutindo a universidade da Fronteira do Mercosul, e aqui envolvendo os três estados do sul do nosso país, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, principalmente na grande região que compreende o oeste de Santa Catarina, o noroeste do Rio Grande do Sul e o sudoeste do estado do Paraná.
É claro que a reivindicação inicial desse movimento que reúne diferentes segmentos da sociedade, era nove campi nos três estados da região sul. E essa luta continua em todos os momentos de encontros, de debates, de reuniões, quando se fazem estudos técnicos e pedagógicos para avançar nesse processo.
E nesse mesmo espírito é que aqui quero contar com o apoio de todos os nossos parlamentares para que possamos, também no dia de hoje, aprovar aqui nesta Casa uma moção solicitando que uma dessas extensões aconteça exatamente no extremo oeste do estado de Santa Catarina, porque é uma das regiões onde a produção primária, seja ela na suinocultura, na avicultura, na bovinocultura ou fumicultura, vem acrescida - e nós sentimos isso nos últimos anos - de grandes problemas, fazendo com que haja um êxodo rural acentuado, em toda essa grande região, na fronteira do nosso país.
Nesse sentido, a presença da universidade torna-se um instrumento para a pesquisa, para o desenvolvimento tecnológico e científico. E automaticamente, nesse sentido, poderíamos perceber, a partir da presença da universidade, um desenvolvimento diferenciado na região, tão necessário e importante para aquelas famílias.
Então, por isso é que estamos, neste momento, incansavelmente nessa luta e nessa organização no sentido de vermos realizado o sonho de milhares e milhares de jovens que vivem naquela ponta e que também sentem na pele, no dia-a-dia, o distanciamento pela situação onde a universidade se encontra e, ao mesmo tempo também, pelas dificuldades financeiras.
Esses dois elementos fazem com que muitos dos nossos jovens migrem para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades, acentuando outra problemática: as questões de habitação e do trabalho. E, na verdade, poderíamos oportunizar os jovens a continuarem no seu trabalho na própria roça, na agricultura, que nós, por outro lado, teríamos um investimento muito menor e uma qualidade de vida muito maior.
Assim sendo, são políticas importantes, estratégicas e fundamentais para que possamos pensar toda aquela região em passos largos de desenvolvimento e também de uma busca de qualidade de vida melhor para o nosso povo e a nossa gente.
Então, fazemos este registro, pedindo, mais uma vez, o apoio de todos os parlamentares para que possamos também, nesse sentido, ver esse sonho realizado por milhares e milhares de pessoas de toda a faixa da fronteira.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)