Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, neste espaço do Partido dos Trabalhadores darei continuidade à fala que fazia há pouco, com relação ao governo federal e à conferência do PT que realizamos nesse final de semana.
Inicio dizendo que, dentro da conferência do Partido dos Trabalhadores, foi deliberado que o PT vai priorizar um projeto próprio, no campo democrático popular. Os partidos que sempre compuseram a Frente Popular estarão reproduzindo isso prioritariamente, de uma forma hegemônica, tendo o Partido dos Trabalhadores encabeçando as chapas.
Mas é claro que também não queremos engessar, imobilizar, a atuação político-partidária. Nesse sentido, o PT também vai estar aberto, e de acordo com a realidade e o contexto dos diferentes municípios, a abrir até alianças com outros partidos que poderão ser aliados. E de preferência os partidos que fazem parte da aliança, da composição, com o governo do presidente Lula, do PT, em nível nacional.
Portanto, foi nesse sentido que ocorreram os debates nesse último encontro que se realizou na forma de conferência.
É claro que nós, do Partido dos Trabalhadores, queremos multiplicar as prefeituras que hoje estamos governando em nível de estado de Santa Catarina. Nós estamos revestidos de um pensamento forte e positivo: é importante que o PT administre outras prefeituras, como, por exemplo, Florianópolis, Joinville, e que sejam retomadas prefeituras importantes como Criciúma, Blumenau, Chapecó, enfim, tantas outras prefeituras que tiveram a experiência positiva da administração do Partido dos Trabalhadores durante esse seu processo, essa sua caminhada.
Portanto, foi uma conferência altamente positiva, importante, que serviu para reanimar a militância do PT. E saímos de lá convictos de que estaremos cada vez mais fortes no sentido de poder avançar com esse projeto que, em várias prefeituras, estamos realizando, consolidando, a exemplo do governo federal do presidente Lula.
É dentro desse espírito e desse clima favorável que o PT vive, hoje, em nível nacional, que queremos realçar, neste momento, no horário do Partido dos Trabalhadores, algumas ações do governo do presidente Lula que, ao longo desses cinco anos, foram extremamente favoráveis e positivas para a sociedade brasileira.
A primeira delas é a questão da inflação. Nós vivemos um momento de controle da inflação, o que é extremamente importante para a sociedade. Além disso, cito a queda gradativa da taxa de juros. Estamos, hoje, com uma taxa que ainda é alta, mas, gradativamente, a equipe econômica do presidente Lula foi reduzindo-a, sendo que chega, hoje, ao patamar de 11,25%.
Devo mencionar o FMI. Nós ouvimos agora as últimas notícias de dívida quitada. Hoje, nós nos tornamos, através das reservas cambiais, credores, e isso é importante para o nosso país. Depois de tantos anos, o presidente Lula disse que nunca tivemos outro momento como esse, porque pela primeira vez neste nosso país conseguimos ser credores. Esse é um dado extremamente importante para a sociedade brasileira e para a sociedade internacional também.
Há também a questão do PAC, esse programa estratégico do governo do presidente Lula, do PT, que vai disponibilizar R$ 504 bilhões para diferentes políticas de infra-estrutura deste nosso país. É um programa extremamente importante que, aos poucos, está sendo implementado por todos os estados deste nosso país. Recentemente, aqui em Santa Catarina, o governo Lula assinou convênios destinando recursos para o saneamento básico em vários municípios do estado. Portanto, é um plano estratégico do governo do presidente Lula, do PT, no sentido de ampliar a infra-estrutura, garantindo condições para que o nosso país possa continuar crescendo e desenvolvendo-se dentro de um processo de inclusão social.
Além disso, ressalto a questão da redução da desigualdade social - e isso é extremamente importante na sociedade brasileira. Existe uma aproximação entre os mais pobres e os mais ricos, as desigualdades sociais diminuíram. Este é o objetivo básico e fundamental do governo e da existência do poder público: exatamente fazer com que a distribuição da renda seja feita de uma forma mais justa, igualitária, para a sociedade e para todos os cidadãos e cidadãs.
Nesse sentido, ontem e hoje, na grande região oeste, estamos tendo a divulgação e a implementação de mais uma importante política do governo do presidente Lula, do PT: os Territórios da Cidadania. Assim, quase R$ 12 bilhões serão disponibilizados exatamente num processo gradativo de inclusão social das pessoas mais desfavorecidas, que vivem às margens da sociedade e que nunca tiveram a oportunidade de um processo de inclusão social. Portanto, aos poucos a implementação das políticas de inclusão social do governo do presidente Lula vão acontecendo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)