Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente e srs. deputados, nós vivenciamos nestes últimos dias vários acontecimentos importantes em nível de país e de estado e estamos acompanhando atentamente o que se passa na grande imprensa em nível nacional. Deparamo-nos agora com a decisão do STF com relação à chamada lista suja, que remete, dentro da classe política, a reflexões e mais reflexões, porque entendo eu que nem tudo aquilo que aparece é toda a verdade. Nós acompanhamos inúmeras situações e inúmeros casos em que atrás das aparências existe muita coisa escondida. Portanto, a compreensão, o entendimento, vai muito além daquilo que é colocado ao nosso alcance.
Passei pelo do poder público e tenho que dizer: você é ou não é, porque os papéis que são apresentados não dizem toda a verdade. Ou você é honesto e trata a coisa pública com honestidade e seriedade ou você não é. Não dá para, às vezes, ficar nas aparências. Existem muitas armações dentro do processo político também, muitas, para tentar desqualificar esse ou aquele e colocá-lo numa pior situação, e por aí afora.
Então, temos que ter clareza, temos que ter consciência e fazer da política um instrumento para dignificar e qualificar a vida do nosso povo, porque esta é a grande e principal razão da existência do poder público, que é ser o suporte para aqueles que não tiveram oportunidade, que não tiveram opção na vida, na sua caminhada. O poder público tem que ser esse instrumento.
E nesse sentido, deputado Pedro Uczai, quero reconhecer que ao longo desses praticamente seis anos do governo do presidente Lula temos apontado, através de inúmeras ações, a melhoria da vida do nosso povo. A vida do cidadão, da cidadã, do ser humano tem sido mais valorizada, mais dignificada. E fica aqui o nosso grande reconhecimento às diferentes políticas públicas que o presidente vem implementando, mas mesmo assim é muito criticado.
Portanto, vejo nessa direção a essência e a razão da existência do poder público. Para que ele veio? Para que ele existe? Para que serve? E o nosso presidente faz isso com muita propriedade, com uma grandeza e com um sentimento humano enorme e consegue contagiar e transformar a realidade através das diferentes políticas implementadas.
O Sr. Deputado Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Pedro Baldissera, esse viés que v.exa. traz também nós estamos discutindo e questionando, ou seja, não deve ter ficha suja quem ainda não foi julgado. Por outro lado, nós temos que dizer que não pode haver corrupção, que não pode haver desvio de dinheiro público, porque quem não rouba faz muito mais para o povo, principalmente para os mais pobres. Acho que essa é a essência do poder público, e v.exa. a traz aqui.
Por isso, quem é corrupto, o Judiciário tem que acelerar os processos para colocá-lo na cadeia. Como agora, quando se põe a elite na cadeia, muitos setores começam a dizer que não pode pôr algemas, não pode algemar o corrupto, o bandido, porque ele é rico, ele é banqueiro. Não! O Judiciário tem que os colocar na cadeia urgentemente, rapidamente, para sobrar dinheiro para fazer política para o povo.
Parabéns por esse viés, porque nós não podemos ser coniventes aqui. Quero dizer que para ter a ficha suja tem que ser julgado, mas, por outro lado, quem tem ficha suja, foi julgado e é corrupto, tem que ir para a cadeia.
Parabéns por sua posição.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, deputado Pedro Uczai, líder da nossa bancada. Eu acho que é essa a direção, o que nos faz repensar, e muito, a nossa postura como agentes políticos.
Eu dizia, no dia de ontem, que nós poderíamos avançar, e muito, em diferentes políticas que poderiam ser implementadas por todos os nossos governos. Melhorará significativamente a vida do nosso povo se nós tivermos a ousadia e a coragem de aqui fazer um enfrentamento profundo do sistema que vivemos no país, um sistema que exclui, que concentra, no qual uma pequena minoria se apropria da riqueza e dos meios de produção em detrimento da grande maioria.
O setor público pode avançar muito, mas é preciso que se tenha mais ousadia no enfrentamento do capitalismo que aí está.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)