Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/08/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, gostaria de trazer presente, embora já mencionado na tribuna pelo deputado Jailson Lima, que ontem nós tivemos em Santa Catarina dois momentos extremamente importantes: um deles foi a homenagem à nossa senadora Ideli Salvatti, que recebeu o título de Cidadã Catarinense. Um momento extremamente significativo na sua vida, na sua caminhada, na sua história, pois revivemos aqui a grande trajetória de luta, de existência, dentro dos movimentos sociais, das organizações, das entidades, estendendo-se à vida parlamentar.
Com personalidade marcante, forte, um espírito combativo, a senadora Ideli Salvatti tem-se constituído e destacado como uma grande liderança do povo catarinense e brasileiro, que já a conhece. Portanto, um título que veio fazer justiça pela sua caminhada e pela sua história.
Outro aspecto extremamente positivo que vivenciamos no último dia 29 de julho, no estado da Bahia, foi a oficialização da transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em ministério, através de decreto do nosso presidente Lula. Há que se destacar que a própria secretaria nasceu no estado de Santa Catarina, mediante a mobilização, a organização de várias pessoas, de entidades, que conquistaram um espaço no governo do presidente Lula através dessa secretaria que antes não existia. E diante do trabalho que foi desenvolvido desde o início pela secretaria especial, através do então secretário José Fritsch, que lutou incansavelmente pela sua estruturação, pela sua organização, trabalho esse que teve continuidade através de Altemir Gregolin, o presidente Lula reconheceu a importância do órgão e transformou-o em ministério.
Para Santa Catarina não poderia ter sido melhor, pois o ministro é catarinense e dentro do governo do presidente Lula é, hoje, o único que representa o nosso estado. Além disso, vem desempenhando seu trabalho com muita eficiência, vem-se destacando e fruto disso o governo federal presenteia o nosso país com a criação desse ministério que certamente movimentará a nossa economia.
Santa Catarina se destaca, em nível nacional, na produção de pescado. Nós temos um potencial extremamente grande não só no nosso litoral, mas nas pequenas propriedades da nossa agricultura camponesa, familiar, onde existe um cultivo muito significativo, pois muitas famílias têm a pesca como a principal fonte de renda para o seu sustento.
O nosso ministro Altemir Gregolin reconheceu essa condição ao vir primeiramente ao estado de Santa Catarina para fazer o anúncio de várias ações que serão ampliadas e implementadas através do seu ministério.
E na tarde de ontem, na Epagri, na presença de vários parlamentares e de lideranças federais e estaduais - e aqui destaco a presença do secretário de Agricultura do estado de Santa Catarina, deputado Antônio Ceron -, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o ministério e o estado de Santa Catarina, através da secretaria da Agricultura, através do qual vários itens serão desenvolvidos nos próximos três anos, várias ações serão implementadas para gerar renda, qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras e àqueles que se dedicam à atividade pesqueira.
Portanto, vivenciamos momentos extremante significativos no dia de ontem: a presença do ministro expondo e assinando o acordo de cooperação técnica com o nosso estado e a concessão do título de Cidadã Catarinense à senadora Ideli Salvatti.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)