Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2015
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, gostaria, hoje, aproveitando o horário destinado ao Partido dos Trabalhadores, de trazer a esta tribuna uma experiência administrativa que julgo extremamente positiva e importante, até em meio a essa turbulência toda, para mostrar aquilo que de positivo que está sendo construindo em um dos municípios do interior do nosso estado, que é o município de Itapiranga.
Eu tive a oportunidade de estar no município de Itapiranga neste último final de semana, onde já está em fase de construção 100% do tratamento de esgoto daquela cidade. Talvez seja um dos poucos, talvez seja o único município da federação que possa neste prazo curto de tempo ter 100% de tratamento de esgoto. Um projeto que envolve recursos na ordem de R$ 2,6 milhões.
Não é um volume tão alto pela importância que simboliza e significa o tratamento de esgoto. Um volume razoável e que vai ser investido para dar cobertura a 100% do tratamento de esgoto daquele município.
Itapiranga tem-se destacado nesse sentido, porque se iniciou todo um processo de seleção da coleta do lixo, dando aos dejetos os seus destinos verdadeiros e necessários. A prefeitura fez isso, todo esse trabalho de conscientização, trabalho que envolveu inúmeras lideranças e que foi implantando esse processo seletivo da coleta do lixo.
Além disso, agora, neste último ano, o município conseguiu, deputado Maurício Eskudlark, 100%, levar água encanada, tratada, para todas as famílias que reside naquele município. Outro avanço extraordinário, sabendo da importância da água e, principalmente, dentro da própria casa, da residência.
Então, três aspectos extraordinários que tem reflexos na questão da qualidade de vida, na saúde e no bem-estar da família e da população, que é a coleta de lixo, levar a água tratada e canalizada a todas as residências, e agora este outro projeto que já está em execução, que vai fazer a coleta e o tratamento de esgoto de toda a cidade, tendo em vista de que Itapiranga está basicamente, não só ao lado, podemos dizer em cima de uma das maiores bacias que por lá passa o rio Uruguai, aliás, sob o rio Uruguai está a grande reserva subterrânea de água, que é o Aquífero Guarani.
Portanto, tem que se ter um cuidado redobrado no cuidado dessa água, principalmente, no que se trata dos dejetos humanos.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Quero parabenizar v.exa., deputado Padre Pedro Baldissera, e até porque tem sido um ferrenho defensor das questões ambientais lá e do Aquífero Guarani, e pedir desculpas, na minha indignação, e até reconhecer esse exemplo que v.exa., está apresentando de Itapiranga. Sabemos que é muito bem administrado, é administrado pelo Partido dos Trabalhadores.
O município de São João do Oeste, outro município que vemos uma sintonia com a população, e quando falei da minha indignação com a questão a nível nacional, quando falei em partido, todos os partidos tem problemas, quando eu falei do PT.
Mas quero dizer do meu reconhecimento pela integridade das pessoas do partido, principalmente, nesta Casa, de v.exa., e de todos os pares do PT. Temos grandes exemplos de preocupação com o bem-estar público, com a preservação dos bens e da população catarinense e, realmente, reconhecer esses bons exemplos em Santa Catarina que v.exa. está colocando. O meu respeito por toda a Bancada e por todos aqueles de todos os partidos que fazem o bem, como a nossa revolta com todos aqueles que fazem o mal.
Parabéns pelo vosso pronunciamento.
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado pela deferência, deputado Maurício Eskudlark.
Mas também gostaria de colocar aqui que um levantamento feito pela ONU prevê que em 2030 o planeta vai precisar de 40% a mais de água. Portanto, só este levantamento, esta constatação, remete a outra grande preocupação para todos nós. É como trabalhar o reuso da água no nosso planeta, na nossa sociedade? E este, eu não tenho dúvida nenhuma, vai ser um dos grandes desafios de todos nós, de toda sociedade mundial para os próximos anos, de como utilizar a água, a preservação das fontes, nascentes, o cuidado com ela, e principalmente naquilo que fizemos referência, o trato da questão do esgoto em todos os nossos municípios da federação.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)