Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 043ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 13/12/2011
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, inicialmente, quero registrar a presença do nosso prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, do Partido dos Trabalhadores, que se encontra nesta Casa, e que, na tarde de hoje, numa reunião com o governo do estado, recebeu o comprometimento do início dos trabalhos que dizem respeito ao saneamento básico daquele município.
Portanto, gostaria de saudá-lo e de dizer que são recursos extremamente importantes para viabilizar mais essa ação que, sem dúvida nenhuma, está relacionada à vida das pessoas daquele município. Trata-se de saúde, de qualidade de vida, porque saneamento básico é essencial.
Mas gostaria de aproveitar este momento para trazer presente uma das nossas ações durante este mandato, aqui no estado de Santa Catarina, que é a institucionalização do Fórum de Agroecologia na Assembleia Legislativa.
A primeira ideia para a implementação desse fórum ocorreu no 5º Seminário Estadual de Agroecologia, realizado no extremo oeste do nosso estado, em São Miguel D'Oeste, reunindo as mais diferentes entidades, organizações e famílias ligadas à produção agroecológica e, ao mesmo tempo, a pessoas, a instituições, que trabalham e defendem essa iniciativa.
À luz dessa idéia, tem-se construído vários debates em regiões diferentes do nosso estado. Recentemente, na região do extremo oeste e em Chapecó e no dia de hoje, na capital dos catarinenses, Florianópolis, estamos realizando reuniões temáticas sobre a agroecologia e construindo políticas, ações que possam dar respostas a essa iniciativa. Precisamos, em nível de estado, construir uma política de estado que trate da questão da agroecologia. Por isso, esse fórum é uma ferramenta, um instrumento para que, juntamente com todos esses segmentos, possamos construir essa política.
É claro que, além disso, acreditamos que a Epagri, ligada à agricultura, possui uma função estratégica. Até pelo quadro qualificado de servidores que possui, pode fazer esse diferencial na construção de um projeto alternativo, próprio, para dar suporte à agroecologia em nosso estado de Santa Catarina.
Esse fórum também é um instrumento que servirá para aglutinar as diferentes forças, as organizações, os movimentos que defendem, que trabalham e que têm ações voltadas à agroecologia.
É claro que, ao mesmo tempo, também deverá ser um instrumento de sustentação ao 6o Seminário Estadual de Agroecologia, que vai acontecer em 2012. Então, gostaríamos de proporcionar mais essa ferramenta para auxiliar, para ajudar, para construir o debate e para que esse seminário possa tornar-se um espaço de construção de política da agroecologia.
Lembrando, ainda, da questão da alimentação escolar, tão discutida e debatida, que busca aumentar o percentual de alimentos agroecológicos, orgânicos, produzidos pelas nossas famílias, que possam ser adquiridos com os recursos da alimentação escolar e consumidos pelos nossos estudantes. Há grandes debates nesse sentido. Inclusive, já existe também o desejo, a vontade, já manifestada pelo próprio governador, João Raimundo Colombo, de acabar com a terceirização da alimentação escolar.
Acredito que acontecendo isso, poderemos avançar ainda mais com a descentralização dos recursos e, através das nossas regionais, fazer o processo licitatório para a aquisição dos alimentos.
Dessa forma, estaríamos contemplando as famílias, gerando renda, movimentando a economia dos municípios, e contemplando, também, lá na ponta, àqueles que contribuem, enormemente, para o desenvolvimento do estado.
E iremos votar, possivelmente, amanhã, até porque há uma determinação para que, dentro do Orçamento, seja contemplada também a produção orgânica. Queremos apenas uma rubrica que contemple recursos para que possamos dar sustentação e motivação a essa atividade promissora, importantíssima, e de extrema necessidade, que trata da qualidade de vida do nosso povo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)