Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/04/2017
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Lembra que em 1943 foi instituído o Dia do Índio, através da Lei n. 5.540, pelo então presidente Getúlio Vargas, comemorado no dia 19 de abril.
Agradecendo ao presidente da comissão, deputado Valdir Cobalchini pelo apoio, registra que a comissão de Turismo e Meio Ambiente realizou, na presente data, uma audiência pública a pedido da Conferência Nacional dos Bispos, regional sul-4, Santa Catarina, composta por dez dioceses, tendo em vista a temática dos biomas de todo o país, e mais precisamente a Mata Atlântica para os catarinenses. Avalia que a audiência pública foi muito bem participada e representativa, com debates e encaminhamentos sobre vários assuntos relacionados aos biomas.
Menciona também a sessão solene realizada na Casa, no início da Quaresma, dando publicidade a esta temática, que é complexa, mas necessária e importante, porque trata das questões que envolvem o nosso planeta. Nas duas oportunidades, pronunciou-se o biólogo Ademir Reis, manifestando preocupação com a extrema fragmentação da Mata Atlântica, e com a dificuldade de conservação da fauna e da flora. Ressalta que a principal ação deve ser a formação de corredores ecológicos, única maneira para de fato quebrar esta situação de fragmentação, que causa a perda da variabilidade genética. [Taquígrafa: Sara]