Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/04/2021
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Relembra que no dia 01 de maio será comemorado o Dia do Trabalhador, porém comenta sobre o fato de que, mesmo após a consolidação das leis trabalhistas, a realidade dos trabalhadores sempre foi difícil.
Registra atrocidades cometidas por governos que nunca tiveram compromisso efetivo com a classe trabalhadora. Conta que a maior mudança da consolidação das leis trabalhistas foi a Reforma Trabalhista, que em 2021 completa 4 anos de vigência. Relata que especialistas confirmam que essa reforma não trouxe avanços, e que antes dela, o país tinha 12 milhões e 700 mil desempregados, número que caiu pouco até o ano de 2019, e que atualmente tem se multiplicado drasticamente.
Informa que, segundo o IBGE, especialistas e representantes de empresas e trabalhadores dizem que a reforma criou uma contradição, e que nesse sentido, a valorização da negociação entre trabalhadores e patrões teria sido desequilibrada pelo fim do imposto sindical obrigatório, sem a adoção de outras formas de financiamento aos sindicatos.
Questiona onde foi parar a promessa dos dois milhões de vagas prometidas na época em que a reforma foi proposta. Também comenta sobre a Reforma da Previdência, que retirou direitos sociais básicos e colocou trabalhadores idosos em situação de miséria e incertezas. Questiona quem ganhou vantagem diante dessa situação.
Relata que todos os países desenvolvidos entenderam que devem valorizar e remunerar de forma justa a classe trabalhadora, pois para que a economia gire, é necessário que as pessoas tenham recursos, e que a concentração de renda e benefícios apenas para alguns setores não garante qualquer desenvolvimento. Encerra, desejando que os neoliberais que defendem a exploração de trabalhadores reflitam sobre os prejuízos causados a milhares de pessoas. [Taquigrafia: Northon]