Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2013
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, quero aproveitar este espaço para trazer a esta tribuna um debate novo, mas de uma importância extraordinária para a nossa sociedade. Trata-se do gás de xisto. Este é, talvez, um termo não muito socializado, mas que entre vários estudiosos se torna para cada um nós uma ameaça e um perigo à sociedade.
Solicito à assessoria que, inicialmente, projete o pequeno vídeo que tenta retratar um pouco dos efeitos do gás de xisto.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
Deputado Neodi Saretta, v.exa. que preside a comissão de Meio Ambiente desta Casa, saiba que esta é uma temática extremamente preocupante que deve suscitar profundos debates na sociedade brasileira e mundial, tendo em vista as consequências que isso representa ao ser humano e ao meio ambiente como um todo.
O professor Luiz Fernando Scheibe, numa audiência na Câmara federal, articulada e organizada pelo nosso deputado federal Pedro Uczai, relatou as preocupações e os cuidados que devemos ter.
No dia de ontem este plenário aprovou também uma moção pedindo à presidente Dilma Rousseff que seja tomada alguma providência, antes de ser feito um profundo estudo das consequências que isso representa, no sentido de suspender a exploração do gás de xisto em nosso país. Inclusive o professor Luiz Fernando Scheibe escreve uma carta relatando a sua grande preocupação e que nós temos, necessariamente, que aprofundar esse debate com a sociedade.
Então, entendo que nessa direção estamos construindo uma pauta de debates articulada e organizada com o deputado Pedro Uczai. E queremos fazer isso em nosso estado e em outras regiões do nosso país, para que possamos buscar alguma estratégia...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)