Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2009
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, no horário das Breves Comunicações quero trazer um pouquinho das atividades que estive realizando neste final de semana no interior do nosso estado, quando percorri vários municípios. Quero destacar aqui duas atividades que julgo extremamente importantes, porque as duas fazem parte do discernimento político e da construção político-ideológica. Em nossa atividade temo-nos preocupado com a organização e a mobilização da base de vários setores da sociedade e de movimentos organizados, pois ao longo da história, se bem recuperada a memória, as várias e diferentes conquistas se deram à luz da organização e da mobilização do nosso povo. São infinitas as conquistas que se deram graças à organização e à mobilização dos diferentes segmentos da sociedade, que têm uma compreensão avançada no que diz respeito à política e, ao mesmo tempo também, ao sistema do qual fazemos parte.
Entre as duas atividades que aqui quero destacar, a primeira delas tem um cunho político-partidário forte, grande, ou seja, o início de um processo de formação, que vai acontecer em várias etapas, para jovens militantes do Partido dos Trabalhadores. Tive oportunidade de participar do encontro no extremo oeste, mais propriamente na Ameosc, formada por 19 municípios da faixa de fronteira com a Argentina, onde mais de 50 jovens estiveram presentes no primeiro debate, que fez uma análise da conjuntura, do momento conjuntural que vivemos, do momento político, discutindo e debatendo durante todo o sábado e no domingo até às 15h, mostrando grande interesse pelo tema. Os jovens que fazem essa opção têm consciência do seu potencial e, ao mesmo tempo, possuem discernimento acerca da conjuntura social e política que enfrentam no dia-a-dia de suas caminhadas.
Serão pautadas sete etapas, e esse trabalho formativo vai adentrar o ano de 2010, com o objetivo claro de capacitar e ajudar na formação de novos quadros, quadros jovens, para o Partido dos Trabalhadores. As várias etapas terão como temas a formação social, política, econômica e cultural do nosso Brasil e a compreensão disso em nível mundial, nacional, regional e estadual, além do resgate da história do Partido dos Trabalhadores, o que é extremamente necessário e importantíssimo, principalmente para os nossos jovens, que muitas vezes não têm conhecimento desses longos 30 anos de história do nosso partido. Resgatar essa história é torná-la viva, presente; resgatar a memória é buscar as raízes de algo de que fazemos parte; resgatar a história é compreender os avanços históricos e a atual conjuntura. É importante esse embasamento teórico e político por parte da nossa juventude.
Srs. deputados, além disso, fizemos alguns estudos de clássicos, salientando o papel do jovem no processo de transformação social. Posso dizer que foi um dos melhores encontros do Partido dos Trabalhadores nos últimos anos, no que diz respeito ao jovem e queremos dar continuidade a esse processo.
O segundo assunto que queria trazer refere-se a um encontro do Movimento das Mulheres Camponesas, que trouxe presente o debate sobre o resgate das sementes crioulas. As mulheres estiveram reunidas no município de Bandeirantes, numa comunidade do interior, como é de costume, e além de fazer vários debates em diferentes comunidades, um encontro maior ocorre para socializar as diferentes experiências vivenciadas e partilhadas nos pequenos grupos.
Sr. presidente, resgatar as sementes crioulas é resgatar um pouco da cultura, da história, da vida de muitos homens e mulheres que as têm trabalhado e que têm feito parte da sua vida e da sua caminhada.
Foi um encontro que reuniu em torno de 200 mulheres camponesas, entre elas muitos jovens que lá se fizeram presentes participando, discutindo esse tema tão importante para a agricultura camponesa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)