Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/04/2012
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, desde já quero agradecer a gentileza do deputado Maurício Eskudlark.
Aproveitamos a nossa vinda à tribuna, sr. presidente, para trazer presente duas atividades importantes que realizamos através do nosso mandato nesses últimos dias. A primeira delas, depois de instalado o Fórum Permanente do Arquífero Guarani e das Águas Superficiais, foi o agendamento de duas atividades em dois municípios do estado.
No dia de ontem estivemos reunidos no município de Schroeder com várias lideranças locais e regionais dialogando a respeito da organização desse seminário que irá acontecer no dia 26 de abril, portanto, no fim deste mês. Numa parceria com várias organizações e entidades dos municípios que compreendem aquela região, estaremos novamente fazendo esse grande e importante debate que envolve a questão das águas profundas e, ao mesmo tempo, das superficiais. Esse seminário, além de levar conhecimento a essas regiões, listará ações práticas, concretas, destinadas ao cuidado que devemos ter com as águas superficiais e com as águas profundas.
Além de compreender e entender a formatação do próprio aquífero, é preciso despertar não somente nas lideranças, mas também nas gerações mais novas - porque são elas que, no futuro, irão usufruir deste grande e importante bem que é a água -, que, além de preservar, devemos implementar ações que, efetivamente, leve-nos a preservar tanto a água superficial, como a água profunda.
É claro que temos que mudar de atitude e não adianta esperarmos que os governos o façam. Nós temos que fazer a nossa parte como cidadãs e cidadãos que somos. Ninguém pode omitir-se, porque são as pequenas ações que farão com que se mude a concepção e a própria realidade.
Outro tema também importante trata de outro líquido, que é o vinho. Realizaremos, aqui na Assembleia Legislativa, a II Mostra do Vinho Catarinense. Já fizemos a primeira, no ano passado, em homenagem ao Dia do Vinho, que se comemora em nosso estado no primeiro domingo do mês de junho. Antecipando-nos a essa data e fazendo com que se dê maior publicidade e divulgação àquilo que produzimos no estado, realizamos a mostra sempre na quarta-feira da semana que antecede esse dia. Dessa feita realizaremos na Assembleia, no dia 30 de maio, a II Mostra do Vinho Catarinense, com maior abrangência, porque na primeira não conseguimos fazer com que todas as diferentes regiões que produzem vinho participassem.
Agora, sr. presidente, já na primeira reunião de organização da II Mostra do Vinho Catarinense tivemos a participação de todas as regiões e também da Cresol e do Sindicato dos Vinhos, o Sindivinho, além de produtores e de outras entidades.
Na primeira mostra mais de 200 pessoas se fizeram presentes e passaram pelos estandes, no hall desta Casa, mais de 700 pessoas durante o dia, fazendo visitas e dialogando com as pessoas que estavam realizando a mostra.
Portanto, esperamos que no dia 30 de maio tenhamos um grupo maior ainda. E pelo fato de ter sido extremamente positivo o primeiro ato de preparação, acreditamos que nesse segundo teremos muito mais pessoas participando desse evento que procura prestigiar toda a cadeia produtiva da uva no estado de Santa Catarina.
Sabemos da sua importância e que muitas famílias vivem dessa atividade. Ao mesmo tempo, além de gerar renda para a família, ela contribui na movimentação da economia, seja do município, do estado ou da região. Portanto, é uma atividade extremamente positiva, e queremos que ela de fato represente aquilo que se produz em nosso estado, notadamente o vinho produzido em Santa Catarina.
Era isso o que eu tinha a dizer, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)