Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/08/2020
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta que a nota de 200 reais diminui o custo material e logístico do Banco Central, facilitando o manuseio e a distribuição das cédulas de dinheiro no País. Informa que 40% da população não possui conta em banco, e 50% dos trabalhadores preferem receber seus salários e remunerações em cédulas.
Em seguida, o Deputado faz uma abordagem sobre a má distribuição de renda no País.
Comenta, entretanto, que há uma série de prioridades mais importantes que a criação de uma nova cédula, e enumera 10 delas: alto número de infectados e mortos por COVID-19; 50% da população sem esgoto tratado; 700 mil empresas em situação de falência; apenas 35% dos recursos orçados de estados e municípios usados no combate à pandemia; o fato dos 10% mais ricos do país ganharem 36 vezes mais que os 10% mais pobres, resultando em uma desigualdade brutal; 40% dos trabalhadores estão no mercado informal; atrasos, burocracias e má distribuição do auxílio emergencial, fazendo com que um número elevado de pessoas esteja recebendo sem precisar; o endividamento dos estados e municípios, causando transtorno em investimentos nos setores essenciais; a necessidade de implantar uma renda básica e permanente; e a presença do racismo estrutural na sociedade.
Reitera que ainda há dezenas de ações mais importantes que a criação da nota de 200 reais. Acrescenta que esta nova cédula favorecerá uma minoria que sempre vive à custa dos trabalhadores. E finaliza, afirmando que está na hora de fazer mudanças, partindo de cada cidadão. [Taquigrafia: Northon]