Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, antes de iniciar propriamente a minha reflexão, nesta tarde, quero aqui cumprimentar os vereadores e vereadoras que se encontram neste recinto, dos diferentes municípios. Quero aqui destacar a Inês Pontel, do município de Jupiá; o José Luiz Peres, de São Lourenço do Oeste; o Jandir Ranzan, também de São Lourenço do Oeste, e os demais vereadores e vereadoras.
Penso que é sempre oportuno e importante, na caminhada da nossa vida, buscar aprofundar-nos nos diferentes temas e, de maneira muito especial, Gelson Merísio, aos temas que dizem respeito à trajetória.
Mas eu gostaria de trazer hoje aqui presente dois assuntos. O primeiro deles que tenho trazido, incansavelmente, a esta tribuna diz respeito à universidade pública. Aliás, temos feito diferentes interrogações, sejam elas ligadas ao estado ou à federação. Mas, sem dúvida alguma, tem que ser um tema que se traduza no prato de cada dia de cada um de nós. Porque muitas vezes, deputado Sargento Amauri Soares, colocamo-nos na pele, na vida dos milhares e milhares de estudantes que vivem distantes dos centros de formação, ou seja, das nossas universidades, a 600, 700 quilômetros, e isso se traduz num fator do não-acesso.
O outro fator é a questão do dinheiro, que nos distancia da oportunidade de freqüentar, de poder fazer e concluir uma universidade.
No dia de hoje uma comissão que está há muito tempo, deputado Silvio Dreveck, tratando do assunto, composta pelos três estados da região sul - Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul -, está discutindo, trabalhando os aspectos técnicos e pedagógicos para a implantação da universidade da região do Mercosul.
Eu lembro quando nós demos, em 2003, os pontapés iniciais. Na época, apresentamos um anteprojeto ao ministro da Educação levantando a possibilidade de reunir os três estados da fronteira com a Argentina. Hoje essa comissão, que foi formada agora, recentemente, está reunida no município de Erechim para discutir, debater esse tema extremamente importante para a região da fronteira do Mercosul: a universidade federal. E agora no dia 23 desde mês, novamente em Santa Maria estará reunida a mesma comissão juntamente com o MEC para dar os passos seguintes para que isso se torne uma grande realidade. A previsão, deputado Sargento Amauri Soares, é para o final de 2008 realizar-se o primeiro vestibular da nova universidade da fronteira do Mercosul.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Quero fazer um aparte ao pronunciamento de v.exa. para dizer da satisfação deste parlamentar em saber que estamos a um passo de termos uma segunda universidade federal instalada em nosso território.
Ontem, fiz um pronunciamento que criticava o governo Lula pela proposta da reforma da Previdência e pelo pedágio que será instalado em Santa Catarina e, mantenho, evidentemente, as minhas posições. Mas quero aproveitar esta oportunidade também para elogiar o governo do presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores, do qual v.exa. é líder nesta Assembléia, tanto pela universidade da mesorregião do Mercosul, quanto pela TV pública que está a caminho de instituir no Brasil uma tevê pública, estatal para todo território brasileiro.
Fiquei sabendo, no último final de semana, por um professor da universidade que, inclusive, está nesta reunião de Erechim, que v.exa. está citando, que estão sendo abertas dez universidades federais neste período do governo Lula. E merece, sim, o nosso elogio e o nosso aplauso. E torcemos para que possamos, sim, ter está segunda universidade pública federal em Santa Catarina, a TV estatal pública para transmitir para todo o Brasil, como será a nossa TVAL para todo território catarinense.
Parabéns ao governo por essa universidade e por todas as iniciativas que têm engrandecido o serviço público, pois sabemos que há muita resistência nas chamadas elites brasileiras.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Agradeço o aparte de v.exa., deputado Sargento Amauri Soares.
O segundo tema, deputado Onofre Santo Agostini, que gostaria de fazer o registro na tarde de hoje, é com relação ao momento que o Partido dos Trabalhadores vive em nível nacional com relação ao processo de eleição direta.
Eu fiz uma opção em Santa Catarina de apoiar uma candidata que terá 100% do tempo à disposição do partido, tendo em vista que no próximo ano teremos as eleições municipais, e precisamos de uma dedicação exclusiva ao Partido dos Trabalhadores; sempre fiz essa defesa e vou continuar fazendo.
Na tarde de hoje, vamos dar uma entrevista coletiva aqui na Casa respaldando a candidatura da companheira Luci Choinacki, e ao mesmo tempo, de Gilberto Dalposo, aqui da capital e de Raul Pont, que foi prefeito na cidade de Porto Alegre e que fez um belíssimo e grande trabalho. E junto comigo, no apoio à candidatura para presidir o Partido dos Trabalhadores, pois o deputado Pedro Uczai termina o seu mandato agora, estão vários outros parlamentares, como o deputado Décio Góes, ex-deputados federais, estaduais, prefeitos, lideranças, vereadores e vice-prefeitos que já manifestaram o seu apoio.
Mas quero dizer, quando se fala do Partido dos Trabalhadores, que apoiamos a candidatura da Luci Choinacki, mas temos mais três candidatos que disputam o processo aberto, democrático e participativo. E isso ajuda a manter uma transparência maior para a sociedade e construir melhor o partido internamente, mesmo diante de alguns atritos, alguns conflitos. Pelo fato de ser um partido feito de pessoas, de seres humanos, nós compreendemos as limitações deste ou daquele, mas também a capacidade de podermos superar e de pensarmos no melhor para o partido e para a sociedade de Santa Catarina e, também, do nosso país, porque, além do estado, temos uma eleição em nível nacional e em nível de todos os municípios do nosso país.
Portanto, é um momento fantástico, rico, importante, democrático, aberto, e que nós estamos vivenciando neste momento em todo o nosso país.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)