Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2003
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, gostaria de comunicar que já recebi no meu gabinete a documentação que V.Exa. me encaminhou, e agradeço-lhe desde já.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, nesta manhã, aqui da tribuna, gostaria de desejar as boas-vindas à Vereadora Sônia Dal Magro, do Partido dos Trabalhadores lá do Município de Calmon, que está nos prestigiando com sua presença e que nesses dias tem estado aqui na Capital fazendo contatos com as diferentes lideranças do Partido dos Trabalhadores.
O tema que me faz refletir hoje é exatamente recuperar um pouquinho aquilo que no dia de ontem, no horário do Partido dos Trabalhadores, fiz menção de pedir mais uma vez o apoio de todos os Parlamentares para que V.Exas. possam olhar com muita atenção a emenda que estou propondo a esta Casa com relação ao art. 148 da Constituição do Estado de Santa Catarina, referente ao reassentamento e/ou à indenização dos agricultores, que nesse momento vivem uma situação dramática, difícil, diante da demarcação das terras, através da Funai, que está acontecendo em diferentes regiões do Estado de Santa Catarina.
Então, nesse sentido, gostaríamos de reforçar o nosso pedido a todos os Parlamentares, porque está sendo colocada como uma das mais importantes alternativas para nós, amanhã ou depois, não sermos responsabilizados também por omissão de buscarmos essa alternativa para os nossos agricultores que vivem essa situação.
Um outro tema que gostaria de refletir seria sobre o pacto que o Presidente da República tem feito com a Confederação Nacional das Indústrias sobre um dos temas importantes do nosso querido Brasil, que é a questão da educação. Mas mais especificamente sobre a questão do analfabetismo, que está presente nos diferentes Estados de todo o nosso País.
São, basicamente, pelas estimativas, em torno de 20 milhões de pessoas que precisam ser alfabetizadas neste nosso País. E a parceria estabelecida entre o Governo Federal e a Confederação Nacional das Indústrias foi para que durante esses quatro anos do atual Governo Federal possam ser alfabetizadas em torno de dois milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas ao longo de sua história, de sua caminhada.
Então, é uma preocupação importantíssima que o nosso Presidente tem, demonstrando mais uma vez a sua sensibilidade com a problemática, com a angústia e com o sofrimento que o nosso povo brasileiro sente na pele, na carne.
E a questão do analfabetismo, sem dúvida nenhuma, traz aqui uma inversão de prioridades que o Governo Federal está colocando ao longo de todo o seu projeto de Governo.
Dias atrás tivemos a oportunidade de refletir sobre a questão da inversão de prioridades referente à questão da agricultura, privilegiando os assentamentos e a agricultura familiar com a renegociação das dívidas e também, ao mesmo tempo, com o abate no pagamento em dia das prestações.
Agora, vem o Lula, sentando com a sociedade organizada, com Confederação Nacional das Indústrias e com os diferentes segmentos da sociedade, traçando parcerias exatamente para resolver os problemas que afligem e angustiam a grande maioria do nosso povo.
Então, nesse sentido fazemos questão de dizer que, além do analfabetismo, uma outra questão é extremamente importante, que é, sem dúvida nenhuma, a da própria educação. Feliz do Governo que coloca a educação como uma das grandes prioridades do seu mandato.
Quer dizer, ali entendemos a importância de se ter um Governo popular, que sente e que compartilha as angústias e o sofrimento do seu povo.
E, através da educação, é uma forma também de construirmos um País mais liberto, melhor e onde as pessoas se sentem mais valorizadas e tornam-se sujeitas da sua história, do seu processo e da sua caminhada.
Deputado Paulo Eccel, ontem V.Exa. fez menções à pesquisa realizada no final do mês de março, demonstrando os índices importantes e significativos do Governo Lula.
Ontem, tivemos também a oportunidade de fazer chegar as nossas mãos mais uma outra pesquisa, agora através da CNT, traçando alguns números de avaliação do nosso Governo Lula. E nesse aspecto, mais uma vez, vem demonstrando que o Governo Lula está tendo uma aceitação cada vez maior em todos os sentidos e aspectos, mostrando que o nosso povo, em nível de País, está aprovando este Governo popular, que a grande maioria está aprovando este Governo popular.
Diz a pesquisa que a aprovação passou de 45% em março para 47,7% em abril. Isso é importante para todos nós.
A pesquisa foi realizada, Deputado Paulo Eccel, nos dias 17 e 19 de abril, e ouviu duas mil pessoas em 195 Municípios deste nosso País.
Nesse sentido, a pesquisa coloca que a média dos brasileiros acredita que o Governo Lula mudará sua vida em dois anos e dois meses. Quer dizer, a média colocada acredita que em dois anos e dois meses o Lula mudará a vida das pessoas, através de um programa de Governo invertendo as prioridades e privilegiando as camadas que mais precisam do Governo.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado Pedro Baldissera, outro índice que os jornais publicaram no dia de ontem diz respeito ao aumento do nível de emprego, que teve a maior alta desde o mês de março do ano de 1995. Nunca houve tantas vagas disponibilizadas, tantos empregos aumentados no País desde março do ano de 1995.
Então, isso mostra que pouco a pouco, lentamente o Brasil começa a trilhar um outro caminho.
Portanto, essa é mais uma informação para contribuir com o belíssimo pronunciamento de V.Exa.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Agradeço a V.Exa., Deputado.
Gostaríamos de dizer que em apenas quatro meses de Governo temos sinais positivos de mudança, de transformação da realidade que vivemos neste nosso querido País.
Então, imaginamos que nesses anos que estão para chegar com certeza muitas mudanças importantes e significativas estarão acontecendo na face das pessoas deste nosso País.
O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Wilson Vieira - Deputado Pedro Baldissera, a imprensa não consegue admitir e publicar que isso é resultado do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, que realmente está buscando a participação social em todas as áreas; que está levantando questões em todas as áreas; e que teve a coragem, inclusive, de enfrentar o Poder Judiciário, e de deixar claro que o Poder Judiciário é uma caixa preta que precisa ser aberta.
Agora, quando houve o aumento de juros, as manchetes nos jornais diziam: "Lula aumentou juros em tantos por cento". E agora não falam nada. O que está acontecendo agora é conseqüência do mercado. Quer dizer, eles não conseguem admitir que é um Governo que está agindo de forma clara, aberta, transparente, o que aumenta a credibilidade e está fazendo com que o Brasil mude, sistematicamente, aquele modelo ultrapassado que passamos anos engolindo e que não trouxe resultados econômicos para o País.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Agradeço, Deputado Wilson Vieira, pela sua excelente contribuição.
Com certeza, teremos uma imprensa, amanhã ou depois, que vai colocar a realidade e a verdade ao conhecimento de toda a população, em defesa do programa do nosso Governo Lula.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)