Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, gostaria de aproveitar este tempo para trazer presente à tribuna alguns aspectos do debate que realizamos neste último final de semana, aqui na capital, quando o Partido dos Trabalhadores reuniu-se na conferência estadual, nos dias 23 e 24 de fevereiro, debatendo, discutindo, refletindo sobre temas relacionados à vida político-partidária, temas relacionados à sociedade na qual vivemos, tendo em vista um momento importante que o governo do presidente Lula vive neste nosso país, à luz das diferentes políticas públicas implementadas durante o seu governo, que tem, sim, reflexos profundos de mudança e de transformação da vida do povo brasileiro.
A conferência do Partido dos Trabalhadores veio reforçar esse propósito e essa ação que o governo do presidente Lula, do PT, vem implementando por todos os estados deste nosso país. E se formos olhar, durante esses cinco anos, e agora completando o segundo mês de 2008, sem dúvida nenhuma nós tivemos, em basicamente todos os setores da nossa sociedade, avanços significativos, avanços estratégicos e importantes no sentido de que as diferentes políticas públicas implementadas pelo governo, e outras que tiveram continuidade, estão mudando profundamente a vida da grande maioria do povo brasileiro.
Claro que, e aqui nós temos que ser claros, o poder público tem como objetivo principal a defesa da maioria. Digo da maioria porque alguns que fazem parte da sociedade não têm necessidade da ação do poder público para a vida concreta, pois com as suas próprias condições, com o seu status, com a sua posição social, têm as condições necessárias para viver e viver bem a sua vida. O poder público, o estado, tem que estar a serviço, prioritariamente, daqueles e daquelas que não tiveram as regalias, os privilégios ou as condições suficientes, necessárias, para ter a sua dignidade respeitada.
Nesse sentido, a conferência do PT, deste final de semana, realçou alguns aspectos importantes. Mas eu faria aqui questão, antes de levantar alguns aspectos, de dizer à sociedade catarinense que nós tivemos, durante o encontro, um momento que mexeu profundamente com todos e com todas que estavam presentes naquela conferência, ou seja, os quase 300 participantes dos diferentes municípios do nosso estado.
Foi um momento em que o nosso companheiro e amigo Chiquinho Veríssimo nos brindou com uma apresentação cultural, que reuniu as mais diversas linguagens artísticas, em comemoração aos 28 anos do Partido dos Trabalhadores, do PT, na sua história e na sua vida. Aquele foi um momento que mexeu com todos os militantes e com os filiados, porque fomo-nos reencontrando nesse processo, nessa caminhada de existência do Partido dos Trabalhadores no nosso estado e país.
Além disso, tivemos a posse oficial do novo diretório do Partido dos Trabalhadores. A nossa companheira, e sempre deputada, Luci Choinacki tomou posse na presidência do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina, e todo o diretório foi composto por diferentes forças do partido no nosso estado. Também foi um momento importante e institucional, no qual se deu destaque ao compromisso que essa nova direção terá pela frente para os próximos dois anos.
Neste ano, teremos as eleições municipais, e nesse sentido queremos ter, senão em todos, mas na grande maioria dos municípios do estado de Santa Catarina, candidaturas disputando as prefeituras. É claro que temos plena consciência de que esse processo eleitoral será extremamente importante para consolidar esse grande momento das diferentes políticas públicas implementadas pelo presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores, em nível de país e que repercutem decisivamente nos diferentes estados da nossa nação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)