Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/06/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre a temática que envolve a utilização e produção de agrotóxicos no Brasil. Conta que pesquisas apontam um aumento significativo de doenças causadas por agroquímicos no país, informando estatísticas do Ministério da Saúde que associam o uso de agrotóxicos a problemas neurológicos, motores e mentais, além de distúrbios como puberdade precoce e infertilidade.
Chama atenção para um relatório da ABRASCO, apontando que o Brasil usa agrotóxicos proibidos no resto do mundo por serem comprovadamente nocivos à saúde. Diz que, enquanto outros países incentivam a produção orgânica, em apenas cinco meses do atual governo foram registrados 169 novos defensivos agrícolas. Expõe que o Brasil deixou de arrecadar R$ 2,07 bilhões por conta de isenção fiscal aos agrotóxicos, valor que poderia ser utilizado para promover a produção agroecológica.
Conclui, pedindo a atenção das autoridades para frear esta cultura exagerada que provoca doenças, mortes e destruição ambiental. [Taquígrafa: Elzamar]