Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/09/2011
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, eu gostaria, inicialmente, de fazer o registro de que na tarde de ontem estivemos, juntamente com outros parlamentares, na posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, catarinense que tem trabalhado muito no nosso estado. Claro que tem tido destaque importante dentro da área da conciliação, fazendo parte também do comitê executivo para a conciliação e ao mesmo tempo em defesa do direito do consumidor.
Então, desejamos a ele um extraordinário e importante trabalho no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
Gostaria de aproveitar este momento, sr. presidente, já que amanhã, dia 7 de setembro, não teremos sessão, tendo em vista o feriado nacional, para fazer uma rápida menção sobre o que aconteceu há 2 anos, em 7 setembro de 2009, no município de Guaraciaba, quando aquele município e outros da região enfrentaram um tornado que destruiu várias comunidades do interior, trazendo, ao mesmo tempo, grandes transtornos às famílias, destruindo estruturas e vitimando quatro pessoas naquela ocasião. Além disso, ocorreram várias perdas na iminência do tornado. Aliás, diga-se, único no país nessas proporções.
Quero lembrar antes de projetarmos algumas fotografias da época e de hoje, como as coisas foram acontecendo, de que o município de Guaraciaba tem uma lei que criou a Defesa Civil do município, ainda em 1994. E junto com essa lei, claro, um fundo que arrecada recursos para prevenir as questões que envolvem as catástrofes do município.
O efetivo dos bombeiros está desenvolvendo um plano de contingência com levantamento de áreas de risco dentro do município de Guaraciaba, pois há equipamentos e mão de obra disponíveis em eventos climáticos diversos. Então, o município está-se preparando cada vez mais para poder enfrentar esse tipo de transtornos que poderão acontecer.
Tomara que isso não volte a se repetir, porque na ocasião foram atingidas 15 comunidades do interior. Portanto, a metade do município tem sido atacada e destruída violentamente pelo tornado. Mas gostaria de apresentar as fotos, para que as pessoas que nos acompanham possam sentir o que isso representou na época da catástrofe do tornado.
Trago algumas fotografias ilustrando o que eu gostaria que fosse apresentado.
(Procede-se à apresentação de fotos.)
Mostrei essas fotos para ilustrar rapidamente um pouco do que o tornado fez na época e o trabalho incansável daquelas famílias, dos municípios de toda a região, deputado Neodi Saretta.
Em todos os municípios tivemos a participação de milhares e milhares de pessoas de todas as regiões, ajudando a reconstruir as casas daquelas famílias que perderam tudo. Ainda bem que elas se mantiveram acesas, vivas, alimentando esperança, otimismo.
Nesse sentido, com a parceria do governo federal, com a participação do governo do estado e de todos os nossos municípios da nossa região, reconstruímos o município de Guaraciaba que amanhã completará o segundo ano do acontecimento da catástrofe.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Deputado Padre Pedro Baldissera, v.exa. foi prefeito desse querido município de Guaraciaba e tem autoridade moral para trazer, em nome daquele povo, a sua realidade. Apenas faço este aparte para me solidarizar com v.exa., para parabenizá-lo pelo discurso e para dizer que o município e a região do extremo oeste viveram naquele dia, talvez, um dos dias mais tristes da sua história. Mas o povo de Guaraciaba, com o apoio de suas lideranças municipais, da administração, com a ajuda de v.exa., dos governos que contribuíram, deu um exemplo de como erguer a cabeça e se recuperar. É um exemplo que fica para a história de Santa Catarina. Então, através da dor, da tristeza daquelas pessoas, nasceu um exemplo para outras gerações seguirem.
Parabéns ao povo de Guaraciaba por ter erguido a cabeça e ter reconstruído, pois nunca sabemos quando a natureza vai mostrar a sua força. Mas que sirva de exemplo também para sabermos que temos que cuidar com carinho da natureza.
Obrigado, deputado.
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Com toda certeza, deputado Neodi Saretta, pessoas da sua região estiveram lá ajudando, porque foram centenas de municípios que ajudaram diretamente na reconstrução não somente em nível de Santa Catarina, como em nível de outros estados que enviaram equipamentos. Eu me lembro de uma equipe de psicólogos de São Paulo que lá estiveram voluntariamente fazendo diversas visitas às famílias atingidas, acompanhando-as, orientando-as para que pudessem, o mais rapidamente possível, recuperar a sua autoestima e tocar o trabalho para frente.
Mas gostaria também de fazer o registro, deputado Moacir Sopelsa, e v.exa. tem ajudado, como o deputado Neodi Saretta também e outros parlamentares, da aprovação do projeto de lei nesta Casa que irá indenizar pelos animais que foram mortos à época, seja o gado, o suíno ou as aves. Claro que são dois anos depois, mas o governo tomou a decisão, tem encaminhado e as famílias, com toda certeza, receberão essa indenização que é importantíssima para elas.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)