Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/05/2022
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Traz a temática que envolve as abelhas, sejam elas as africanizadas ou nativas, lembrando que o tema sempre é oportuno.
Fala que no próximo dia 20 é comemorado, em Santa Catarina, o Dia Estadual da Abelha, sendo que as Nações Unidas têm destacado essa data como o Dia Mundial da Abelha.
Discorre sobre o projeto de lei de sua autoria, que está incluso no calendário oficial do Estado, dizendo que o objetivo central da reflexão é despertar os governantes a ações e políticas, bem como a sociedade como um todo. Ressalta a importância das abelhas e mostra-se preocupado com o destino da raça humana caso as abelhas deixem de existir. Faz uma profunda reflexão sobre o papel estratégico das abelhas no planeta, e lembra que a ganância é prejudicial a todos.
Comenta sobre a Frente Parlamentar que foi criada para discutir temas relacionados aos produtores de mel, e o Projeto de Lei que cria a política estadual para o desenvolvimento e a expansão da apicultura e meliponicultura. Registra que o Projeto de Lei tramita nesta Casa e já recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.
Traz novamente a sua preocupação e dessa feita na cidade de Blumenau, onde foi realizado o chamado "fumacê" para combater o mosquito da dengue, mas vários estudiosos questionam se de fato tal prática é eficaz, pois não se preocupam com as colmeias das abelhas nativas.
Deputado Osmar Vicentini (Aparteante) - Fala de sua experiência como apicultor e presta seu apoio ao Deputado Padre Pedro, mostrando-se preocupado com a importância das abelhas no mundo todo. [Taquigrafia: Guilherme]