Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/05/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente e srs. deputados, quero aproveitar a tarde de hoje para, em poucas palavras, comentar com o povo que nos acompanha e que nos assiste sobre dois assuntos que o jornal Diário Catarinense tem trazido nas suas páginas.
Um deles diz respeito à hidrelétrica que inicia a sua operação a partir do mês de julho do corrente ano, na região extremo oeste do estado de Santa Catarina. E faço a menção pelo fato de essa ser de pequeno porte. Essa iniciativa da construção de uma barragem de pequeno porte, sem dúvida nenhuma, tem uma grande vantagem com relação às grandes usinas. E de uma maneira acentuada, é a questão do impacto social e ambiental que a grande usina provoca onde ela será instalada e, ao mesmo tempo, a repercussão em todo o ecossistema.
Por isso a importância de um empreendimento que vai gerar 16,5 megawatts/hora, o suficiente para atender o consumo de 40 mil residências, quer dizer, uma pequena hidrelétrica atenderá um grande número de famílias. E vejamos: o lago vai ter em torno de 150 hectares de extensão, ou seja, em torno de 10,5 quilômetros de comprimento. E como já tenho dito, a vantagem de ser uma pequena hidrelétrica é exatamente em relação ao pequeno impacto social e ambiental. E para a construção da usina foram indenizados apenas 236 hectares de terra de todos os moradores lá residentes, e apenas uma família foi remanejada. Então, esta é a vantagem da construção das pequenas usinas hidrelétricas: exatamente pelo pequeno impacto social, ambiental e humano que produzem.
Outro assunto que quero trazer à tribuna é com relação ao governo federal, que faz o lançamento de um programa incluindo a aquisição, através de financiamento, de notebook num valor até de R$ 1.800 mil. Essa portaria define ainda novas configurações para computadores beneficiados pelo programa de financiamento.
Então, acho que é algo importante porque a cidadã ou o cidadão poderá ter acesso a esse programa que desde que foi lançado, em 2005, já tem beneficiado cerca de 150 mil pessoas, ou já foram financiados em torno de 150 mil computadores, que neste sentido contribui para a formalização do próprio mercado.
Sr. presidente, quis trazer estas duas notas publicadas pelo jornal Diário Catarinense no dia de hoje para socializá-las com o povo catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)