Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, inicialmente, quero aqui reforçar um assunto que encaminhamos e que foi motivo de reflexão e de comentários do deputado Onofre Santo Agostini e de outros, com relação à moção do promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, a ser encaminhada ao Presidente da República e ao Procurador-Geral da República.
Este promotor vem realizando um grande e importante trabalho, de forma transparente, com justiça e de maneira muito especial, sobre a questão da corrupção, assunto pelo qual tem trabalhado há vários anos, desde a época em que o conheci no município de Chapecó e agora em Joinville. Por isso que nós queremos que ele represente o nosso estado no Conselho Nacional de Justiça.
Estou falando isso, srs. deputados, porque eu não poderia, de jeito algum, na tarde de hoje, ficar quieto diante do que presenciei neste último final de semana, no município de Guaraciaba, município que nós governamos pelo terceiro mandato consecutivo. Lá fui prefeito de 1997 até 2002, quando renunciei ao cargo para disputar as eleições a deputado estadual, e o meu vice foi reconduzido para continuar o trabalho, dando, assim, continuidade ao terceiro mandato consecutivo.
É com muito esforço, com muita dedicação, que se tem avançado muito, nesses últimos dez anos, em diferentes políticas públicas de atendimento à população daquele município, com muita transparência e honestidade. Foram buscados, nos últimos anos, muitos recursos em nível de governo federal, atendendo, assim, às demandas daquela população.
Entre tantos encaminhamentos, o prefeito municipal de Guaraciaba entregou uma obra importante à sociedade daquele município, no último dia 16 de fevereiro, que foi construída com recursos próprios. Essa obra foi entregue ao Corpo de Bombeiros comunitário, onde há inúmeras pessoas que estão fazendo e prestando esse serviço àquela população. Mas eu fiquei totalmente constrangido quando fiquei sabendo, pelo prefeito daquela cidade, deputado Silvio Dreveck, que o governador do estado, em exercício, Leonel Pavan, esteve naquela cidade, no último dia 16, inaugurando também a obra, obra essa que já tinha sido inaugurada e entregue à sociedade de Guaraciaba 30 dias antes. Então, eu não entendi por que a comitiva do governador em exercício, juntamente com deputados e senadores, estava lá presente inaugurando aquela obra.
Com essa atitude, aquela sociedade foi colocada em uma situação duvidosa, pois ela já tinha participado, 30 dias antes, da inauguração daquela obra feita com recursos do município. É muito estranho este fato de o governador ter resolvido, 30 dias depois, passar por aquele município para inaugurar uma obra que ele não investiu um centavo sequer. Isso me dá a impressão de que falta palanque para o governador.
Lá encostado nessa obra, srs. deputados, há uma obra de um ginásio de esporte, que é uma reivindicação de muitos e muitos anos, que está caminhando a passos lentos, pois está quase parada. Não quiseram aceitar a contribuição do município para fazer aquele ginásio e agora, com quatro anos e pouco de governo, nós temos o ginásio ainda para ser entregue à comunidade.
O outro assunto que trago à tribuna desta Casa diz respeito, deputado Pedro Uczai, ao presidente do Partido dos Trabalhadores. Nós acompanhamos, pela imprensa, no dia de hoje, as declarações de um dirigente que tem história, que tem respaldo, que tem respeito, que tem uma história enraizada na vida da sociedade. Mas no encontro que deveria ser uma festa, que era a posse do presidente do PMDB, ele colocou dúvidas, e dúvidas seríssimas, com relação ao governo de Luiz Henrique da Silveira.
Eu vou fazer uma leitura rápida do pronunciamento de Dejandir Dalpasquale.
(Passa a ler.)
"Espero que não estejamos contaminados pelo mensalão e pelos sanguessugas. Que os cargos sejam usados para engrandecer o partido e não para enriquecer alguns. Conheço alguns pobres que hoje estão milionários." [sic]
Esse rombo que o secretário da Fazenda Sérgio Alves tem trazido presente e que foi divulgado pela imprensa, há poucos dias, quem sabe não tem uma relação profunda com as palavras do ex-presidente, do ex-ministro Dejandir Dalpasquale, fato esse que chama a atenção da sociedade catarinense?
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Vou ouvir v.exa., deputado Pedro Uczai, presidente do Partido dos Trabalhadores.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado padre Pedro Baldissera, v.exa. traz a este plenário o debate central do dia de hoje, que é o governo do estado explicar essa denúncia feita não por um deputado da Oposição desta Casa, mas por um dirigente do PMDB, que tem uma história de ex-ministro e de ex-presidente do próprio partido, de que quando é pobre pode virar milionário, pode haver enriquecimento ilícito, pode ter sido usado dinheiro público, pode ter havido envolvimento em ilegalidade na administração pública. Portanto, o PMDB, o governo do estado, no mínimo, tem de esclarecer, tem de investigar, tem de buscar essas provas que estão sendo levantadas e denunciadas por um dirigente do partido!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Essas denúncias, deputado Pedro Uczai, são gravíssimas e nós esperamos que elas sejam realmente explicadas à sociedade catarinense, porque quando Casildo Maldaner provocou para que isso fosse investigado pela comissão de Ética, todos se fizeram de surdos e a sugestão morreu por ali. É o que diz a nota.
Portanto, temos que pensar naquilo que traz a imprensa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)