Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/12/2003
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de registrar de forma mais aperfeiçoada o dia de caminhada, de reflexão, de debates, que tem acontecido na cidade de Chapecó, no que diz respeito à transparência por mais justiça e por uma sociedade que caminha livre da corrupção.
Fruto desse trabalho, desse debate importante que tem acontecido com a Unochapecó, com lideranças, professores, agentes políticos, lideranças comunitárias, presidentes de diferentes Partidos Políticos, autoridades políticas e públicas da região, tem surgido uma pequena cartilha elaborada especialmente pelo Promotor de Justiça da cidade de Chapecó, Afonso Ghizzo Neto, juntamente com João Luiz Gattringer, ambos Promotores daquela Comarca, em conjunto com a universidade comunitária regional de Chapecó, intitulada como Cartilha Legal.
Essa cartilha é fruto desse debate e de outros grandes debates acontecidos na região, com a iniciativa do Ministério Público de Chapecó, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e da própria universidade comunitária regional de Chapecó.
É um material importante que poderá esclarecer, além de revestir de conteúdo, de conhecimento, as diferentes lideranças, e de maneira muito especial os nossos agentes políticos, eis que infelizmente dia após dia nós percebemos neste território nacional cada vez mais problemas de corrupção nos setores públicos.
Isso preocupa enormemente quem passou pelo trabalho no Poder Público, que continua na atividade pública, que não pode de maneira nenhuma concordar que recursos advindos do suor, do trabalho, da dedicação, de impostos, de tributos pagos pelos nossos cidadãos e cidadãs possam servir de enriquecimento ilícito por parte de uma minoria que se aproveita, que se enriquece ilicitamente, acumulando riquezas, em detrimento da pobreza, da dificuldade de tantas outras pessoas deste nosso País.
Nós estamos acompanhando pelos veículos de comunicação, exatamente a cada pouco tempo, mais entidades públicas, mais setores públicos envolvidos na questão da corrupção. E como cidadão não posso admitir que se faça isso com aquilo que vem do sofrimento, do trabalho dos nossos cidadãos e cidadãs.
Então, quero publicamente reconhecer esse trabalho grandioso e importantíssimo que faz o Ministério Público de Chapecó, e com certeza, acreditamos, que todo o Ministério Público deste nosso País.
Quero também fazer menção ao Promotor de Justiça Afonso Ghizzo Neto, pela sua iniciativa, pelo seu empenho, pelo seu trabalho, em parceria com outros Promotores de Justiça daquela cidade, especialmente com o João Luiz, para trazer à sociedade catarinense essa cartilha revestida de importante conteúdo que fará com que possamos, através do nosso trabalho, levar ao conhecimento de lideranças, de outros agentes públicos e políticos dos diferentes setores da nossa sociedade.
Quero aqui hoje parabenizar esse trabalho importante que o Ministério Público da região de Chapecó traz presente, através da Cartilha Legal.
Era isso que eu queria levar ao conhecimento, através da TVAL, da sociedade catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)