Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, ao retornar dos nossos trabalhos à Casa Legislativa, gostaria, no horário das Breves Comunicações, de trazer um pouco presente esse momento eleitoral do qual participamos, e dizer à sociedade catarinense que essas últimas eleições tiveram encaminhamentos diferentes e específicos de outras eleições no nosso estado e no nosso país.
Por força da própria legislação, nós tivemos um momento diferenciado de se fazer política em nível de municípios, diante das resoluções do próprio TSE, que tem dado encaminhamentos diferentes. E eu, pessoalmente, quero aqui dizer que foram positivos porque fizeram com que os candidatos pudessem repensar outras formas, outras alternativas de se fazer as diferentes campanhas eleitorais em cada um dos diferentes municípios.
Nesse sentido, trago aqui o desempenho eleitoral e, de maneira muito específica, da região do extremo oeste do estado de Santa Catarina. Como parlamentar do PT, posso aqui dizer que, nas alianças que o partido tem constituído na faixa de fronteira com diferentes partidos, ele tem-se saído extremamente vitorioso nessas eleições. Além de reeleger vários prefeitos que vinham fazendo um grande trabalho, o Partido dos Trabalhadores, na faixa de fronteira, tem melhorado, conquistando prefeituras extremamente importantes naquela região. Entre elas quero destacar aqui São Miguel d'Oeste, onde está a sede de uma das Regionais do governo do estado de Santa Catarina, Dionísio Cerqueira e Itapiranga. São três municípios onde existe a sede do governo do estado de Santa Catarina. A de São Miguel d'Oeste foi conquistada, a de Dionísio Cerqueira foi reconquistada e em Itapiranga reelegemos o nosso projeto.
Além dessas três prefeituras, nós realizamos grandes conquistas em outras prefeituras, como, por exemplo, em Descanso, onde na última eleição o Partido dos Trabalhadores não fez aquela prefeitura por apenas oito votos. São João do Oeste foi a primeira conquista; em Bandeirantes, município de fronteira, retomamos a prefeitura; em Anchieta reelegemos o nosso projeto e, além disso, em Guaraciaba, onde iniciei os trabalhos em 1º de janeiro de 1997 e adentraremos no quarto mandato consecutivo. Aliás, do Partido dos Trabalhadores é a única prefeitura que está no quarto mandato, que vai entrar no quarto mandato consecutivo.
Agora diante desses grandes avanços, quero aqui trazer, deputado Pedro Uczai, líder da nossa bancada - e trago com um gesto de indignação -, o que aconteceu no pleito eleitoral e o que aconteceu no dia de ontem, segunda-feira. Foi vergonhoso o que aconteceu por aqueles que foram derrotados pela quarta vez naquele município. Inconformados porque não têm o espírito democrático de direito e porque não sabem, não compreendem e não acatam a decisão da grande maioria, na noite de ontem tiveram uma atitude totalmente indigesta quando vários vândalos jogaram ovos, deputado Gelson Merísio, às portas de várias lideranças da nossa aliança do PT e do PDT, inclusive no gabinete que mantenho naquela cidade. Jogaram ovos podres, esterco, fezes, num gesto covarde e inaceitável daqueles que foram derrotados nessas últimas eleições.
Várias lideranças da nossa aliança do PT e do PDT foram atacadas brutalmente. Eu os chamo aqui de marginais porque não são políticos; são marginais e, infelizmente, fizeram isso. Faço isso como gesto de protesto porque, num estado democrático de direito que vivemos, principalmente o nosso povo tem que ser respeitado pela sua soberania, pela sua liberdade e pela manifestação democrática eleitoral que teve nesse último pleito. Não conseguem compreender e entender e por isto é que são sempre derrotados nas urnas: porque o nosso povo é sério e quer um trato sério com aquilo que é público. Portanto, com esses gestos eles se afastam cada vez mais daquilo que é de justiça e que é de direito do nosso povo.
Eu faço essa manifestação num gesto de indignação pelas atitudes de algumas pessoas que foram derrotadas no último pleito no nosso município de Guaraciaba. No mais foi uma grande festa por toda aquela região pela continuidade e pelas conquistas populares que tivemos em diferentes municípios do extremo oeste do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)