Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/05/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Inicia seu discurso reiterando seu posicionamento contra os cortes de investimentos na educação.
Comunica que acontecerá no próximo final de semana a 8ª Mostra do Vinho Catarinense, no município de Pinheiro Preto. Comenta que este evento nasceu em 2009 no município de Tangará, a partir de uma reunião envolvendo produtores de vitivinicultura, representantes da Epagri e a Cresol. Acrescenta que participou coletivamente na construção do Dia do Vinho, comemorado no primeiro final de semana do mês de junho, em Santa Catarina.
Informa que participou da criação de um projeto de lei, já sancionada pelo governo, onde foi incluído o suco de uva na merenda escolar, criando mais oportunidades para os produtores catarinenses. Argumenta que a ideia é valorizar a cultura do vinho como um componente histórico gastronômico e socioeconômico. O deputado ainda acrescenta que também foi criada a Rota Turística da Uva e do Vinho, aprovada pela Casa, no ano anterior.
Destaca a parceria construída com os governos estaduais anteriores, que foi fundamental para ampliar a atividade da vitivinicultura no estado. Também elogia o desempenho do deputado Moacir Sopelsa, que na época era o secretário da Agricultura do estado, e também elogia o diretor do Cooperativismo e do Agronegócio, Athos de Almeida Filho, que contribuiu no avanço do Programa Menos Juros.
Acredita que a ampliação da vitivinicultura contribuirá para o desenvolvimento econômico do estado e na qualidade de vida dos produtores.
Finaliza o discurso, informando que também acontecerá um evento de vinhos artesanais em Iraceminha, na primeira sexta-feira de junho, que contribuirá na valorização e no desenvolvimento da produção local. [Taquígrafa: Sílvia]