Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/10/2013
O SR. DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, gostaria de falar, na tarde de hoje, sobre três assuntos.
O primeiro deles é que, nesta manhã, nós realizamos uma audiência com a superintendência do DNIT, juntamente com vários parlamentares e uma comitiva que veio do município de Guarujá do Sul, encabeçada pelo prefeito José Carlos Foiatto, com o presidente da Câmara e vários outros vereadores, tratando deste momento, de uma situação que a comunidade de Guarujá do Sul está enfrentando, mais propriamente no que diz respeito à ampliação e, ao mesmo tempo, contemplando uma rua paralela à 163, que faz ligação à área industrial daquele município. Dois pleitos justos que se traduzem de grande importância para aquele município.
Quando se trata da questão da segurança das pessoas que lá transitam, tendo em vista que a rodovia passa pelo meio da cidade, é preciso que se tenha uma segurança na locomoção das pessoas, sejam elas pedestres ou mesmo por questões de veículos. E o atendimento à área industrial serve de instrumento de desenvolvimento naquele município de Guarujá do Sul.
Foi uma audiência extremamente positiva, na qual recebemos um atendimento especial por parte do superintendente do DNIT, João José dos Santos, com os seus técnicos, engenheiros. E em 30 dias estaremos dando um retorno àquela comunidade, àquele município de Guarujá do Sul.
O segundo tema que eu gostaria de abordar é com relação ao encaminhamento que vem sendo feito na nossa região do extremo oeste do estado, a partir de uma audiência pública realizada pelos dois vereadores, Joares e Maria Tereza Capra, com relação à expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul para a região do extremo oeste.
Nos encaminhamentos aqui dados foi definido quais seriam os cursos que contemplarão a expansão da Universidade da Fronteira Sul, na região do extremo sul.
Então, foram definidos o que envolve a questão da Agronomia, Medicina Veterinária, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras, Relações Internacionais e Direito.
Certamente, devido à própria fronteira com a Argentina, faz-se necessário o investimento nas questões das relações internacionais e o direito internacional.
Portanto, esse tem sido o encaminhamento na direção da Universidade da Fronteira Sul.
Estamos de uma forma muito coletiva buscando a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul para a região do extremo oeste catarinense. Já tem um encaminhamento tratando da expansão para a nossa região de Concórdia e, ao mesmo tempo, para a região do extremo oeste.
Por fim, na noite de ontem estivemos no município de Criciúma, onde iniciamos um ciclo de audiências públicas através da comissão de Legislação Participativa, presidida pela deputada Angela Albino, e demos início ao debate e discussão do projeto de lei que institui o conselho da juventude no estado de Santa Catarina.
É importante resgatar esse processo todo, porque há alguns anos tivemos a iniciativa do deputado Paulo Eccel, hoje prefeito do município de Brusque, com o encaminhamento de um projeto de lei que na época não obteve sucesso. Em seguida, retomei esse encaminhamento, e aprovamos em 2008, mas infelizmente foi vetado pelo governo do estado à época, e não conseguimos derrubar o veto nesta Casa.
Depois, aprovamos aqui um projeto de lei autorizativo, permitindo que o governo do estado instituísse o conselho da juventude, que se transformou na Lei n. 14.872, de 13/10/2009. E neste momento o governo do estado encaminhou a esta Casa o projeto de lei instituindo o conselho da juventude no estado catarinense.
É importante também fazer menção que nesse tempo todo o deputado Neodi Saretta, no ano passado, encaminhou um projeto de lei que tramita nesta Casa, dispondo sobre a criação do conselho da juventude em Santa Catarina.
Ficamos extremamente contemplados, porque o governo federal, através da presidente Dilma Rousseff, tem instituído e criado o Estatuto da Juventude, dando esse passo extremamente importante e significativo. E queremos, através da instituição do conselho da juventude em Santa Catarina, debater as políticas públicas e, ao mesmo tempo, fazer o debate sobre aquilo que o estatuto da juventude nacional contempla, através das suas diferentes políticas.
Portanto, parece que quanto mais estivermos envolvendo a nossa juventude no debate, na construção de políticas de ações, com certeza estaremos contribuindo para uma transformação da sociedade à qual pertencemos, convivemos e queremos cada vez melhor, fazendo com que a nossa juventude seja protagonista dessa história.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)