Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/04/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO (Orador) - Inicia o discurso, abordando o Projeto da Reforma da Previdência, encaminhado ao Congresso Nacional. Cita que o mesmo atingirá negativamente os agricultores e trabalhadores brasileiros. Argumenta que o sistema de capitalização trará malefícios para a população em todos os setores, principalmente no setor agrícola.
Faz uma reflexão sobre o impacto que essa reforma causará em Santa Catarina. Informa que 20,37% dos catarinenses são beneficiários do INSS, que, em 2017, totalizou um repasse no valor de aproximadamente R$ 23 bilhões, equiparando-se basicamente ao orçamento de Santa Catarina naquele ano. Comunica que este valor do INSS será deflacionado e repercutirá no custeio e na qualidade de vida de todos os catarinenses.
Lamenta o risco que essa reforma está trazendo, deixando de lado o modelo solidário público e aplicando um sistema de capitalização, que remove a participação da parte patronal e do setor público. Finaliza apelando para que, de forma coletiva, todo povo brasileiro vá à luta contra a proposta do governo federal. [Taquígrafa: Ana Maria]