Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/07/2020
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta que já morreram mais de 300 pessoas em Santa Catarina devido às catástrofes climáticas, e quatro pessoas seguem desaparecidas até então. Registra que, nos últimos 20 anos, o Estado teve um prejuízo maior que R$ 20 bilhões com estes eventos climáticos. Comunica que praticamente metade da população catarinense já foi diretamente atingida por estes eventos extremos. Relembra que desde 2009, quando houve um tornado devastador no município de Guaraciaba, foram solicitadas medidas de prevenção e ações pós-desastres naturais.
Discorre sobre os problemas das estiagens no Estado, e informa que 190 municípios foram atingidos pelas mesmas, e acrescenta que é necessário refletir medidas para agir nestas situações. Cita alguns pontos que devem ser debatidos para minimizar os problemas de estiagem, e exemplifica a recuperação de matas ciliares; o investimento em pesquisas científicas, dando ainda mais condições para a Defesa Civil prever acidentes climáticos; e pensar em ações posteriores e atendimentos emergenciais para a recuperação efetiva dos estragos.
Comenta que é necessário avançar na questão do Fundo de Defesa Civil, e relembra que em 2011 foi proposto que parte dos valores pagos a título de indenização pelas hidrelétricas do Estado sejam direcionadas ao Fundo da Defesa Civil, resultando na melhoria do atendimento às vítimas e regiões atingidas por catástrofes. [Taquigrafia: Northon]