Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na presente data, e salienta que é um momento de reflexão, posto que o modelo do desenvolvimento econômico adotado mundo afora representa prejuízo incalculável ao planeta, ameaças à produção de alimentos, abastecimento de água e preservação da vida.
Sobre o assunto, destaca que o Papa Francisco convidou jovens, empresários e estudantes de Economia do mundo inteiro para um encontro em Assis, na Itália, em 2020, abordando a construção de um novo modelo socioeconômico que, nas palavras do Papa, significa escutar com o coração os gritos angustiantes da terra e de seus pobres em busca de ajuda e responsabilidade, ou seja, um padrão para a sustentabilidade da vida e sobrevivência do planeta, contrapondo-se ao lucro desmedido.
Historicamente, reverencia-se a Revolução Industrial que acelerou o impacto da ação humana sobre a biodiversidade, levando o mundo a uma situação limite e dramática, cujas consequências são sentidas nas gerações atuais. Por isso, há necessidade de buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da economia brasileira e mundial, evitando o possível aumento de 7° graus na temperatura média do planeta, com consequências catastróficas nas regiões litorâneas. Cita também o resultado de pesquisas a partir do desmatamento na região da Amazônia, que reduz de 20% a 30% o volume de chuvas, prejudicando as regiões sul e sudeste, e critica as medidas anunciadas pelo novo governo em relação ao meio ambiente, condenando o futuro do Brasil e do mundo.
Finaliza, afirmando que a criação do Fórum do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, há 16 anos, representa uma forma de ouvir os jovens, os universitários e a sociedade organizada em debates sobre a pauta ambiental. [Taquígrafa: Elzamar]