Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/07/2008
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente e srs. deputados, nessa mesma linha do deputado Herneus de Nadal, que traz presente esse momento importante em que a sociedade brasileira e catarinense se defrontam com o momento eleitoral. Sem dúvida nenhuma é um momento extremamente importante, quando a nossa sociedade participará do momento eleitoral, que é uma grande oportunidade de contribuir para avançar no processo participativo e democrático das nossas instituições, ou do poder instituído em todos os municípios do nosso estado, do nosso país.
Portanto, é um momento em que deveremos tratar a questão política com muita grandeza e propriedade. Acho que esse tem que ser o centro do debate, das reflexões de todos os diferentes partidos que estarão na disputa eleitoral deste ano de 2008 para as prefeituras municipais.
É um momento novo, importante, em que a sociedade como um todo espera algo diferenciado daqueles e daquelas que se estão propondo a participar desta disputa, e que ela seja de fato colocada no mais alto nível, porque quem ganha com isso é a sociedade.
Eu gostaria de aproveitar este momento para também fazer alusão a algo extremamente positivo que tem acontecido na região oeste do estado de Santa Catarina, mais propriamente em Chapecó, que envolve a diocese do extremo-oeste do estado.
A Diocese de Chapecó vive o ano jubilar. São 50 anos de caminhada e de história de uma igreja que nasceu dos desafios da sociedade, dos desafios das organizações, dos desafios das famílias e das pessoas que vivem na faixa de fronteira do oeste de Santa Catarina, interligada com todas as outras regiões deste nosso estado e deste nosso país.
Tive a oportunidade de estar presente na última sexta-feira, em Chapecó, onde por proposição do vereador Marcelino Chiarello, estivemos, num momento de graça, celebrando os 50 anos de caminhada e de vida da diocese, numa homenagem prestada pelo Poder Legislativo do município de Chapecó. Foi um momento extremamente rico e importante, quando se conseguiu, nas diferentes falações, trazer presente a caminhada da igreja diocesana nesses 50 anos, que antecederam o jubilar, os 50 anos da instalação da diocese naquela região oeste.
O Sr. Deputado Adherbal Deba Cabral - V.exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Adherbal Deba Cabral - Eu gostaria de aproveitar também essa sua mensagem dos 50 anos da diocese de Chapecó para mandar um abraço fraterno para o bispo dom Manoel Francisco, que é meu conterrâneo de Navegantes. Sabemos do belo trabalho que ele está fazendo naquela região de fronteira, na região oeste.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Na oportunidade dizia dom Manoel Francisco, que novos e grandes desafios têm trazido o novo milênio. Falava dom Manoel Francisco sobre a ideologia do terror que escancarou o terrorismo do império na defesa da globalização desenfreada, o crescimento da agressão ecológica entre outros. Dizia ele que diante desses desafios que caracterizam uma mudança de época, a diocese de Chapecó elaborou os dois últimos planos da pastoral focados no enfrentamento a esse ponto de vista, que representam a agressão contra o mundo e contra a vida humana.
Portanto, com uma clareza muito forte, dom Manoel Francisco trazia presente essa reflexão profunda e importante, ligada aos dias atuais e a vida do nosso povo catarinense, do nosso povo do oeste do estado de Santa Catarina.
Além disso, para lembrar, acho que aqui é importante se trazer presente que para celebrar o ano jubilar, a diocese escolheu como tema "Somos Igreja Missionária a Serviço da Vida", e como lema "Para que Todos Tenham Vida e a Tenham em Abundância."
Portanto, deputado Ivan Naatz, esse é um pouquinho do retrato de caminhada e de vida da diocese de Chapecó, que celebra os seus 50 anos de inserção e de construção de uma comunidade mais justa e fraterna, centralizada e fundamentada na fé e na esperança daquele povo.
O Sr. Deputado Ivan Naatz - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Ivan Naatz - Nobre deputado, é com felicidade que comemoramos os 50 anos da diocese de Chapecó. A comunidade de Blumenau manda um abraço para a comunidade de Chapecó.
Solicito à TVAL que mostre o livro. Isso aqui não é um diário, não é brochura e sim um livro, tem orelha, capa, tem editora, a editora Metrópole, o livro é registrado, tem ficha técnica, endereço do autor e sumário.
Quero dizer ao líder do governo, deputado Pedro Baldissera, que se não é um livro A Descentralização no Bancos dos Réus, acho que perdi 20 anos da minha vida nos bancos escolares das três faculdades que freqüentei.
Vou deixar o livro à disposição em nosso gabinete ao líder e à bancada do governo, para que verifiquem se ele existe ou não. Ele está em minhas mãos. Não é uma brochura, não é um diário, nem uma anotação, é um livro, ou então não sabemos mais definir o que é um livro.
Se alguém precisar, o deputado Ismael dos Santos ou qualquer outro colega que duvidar da sua existência, o livro está à disposição em nosso gabinete.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Nobre deputado, talvez o que incomode seja o conteúdo do livro. Até me proponho, dentro das minhas competências, a fazer um exorcismo em cima disso para ver se conseguimos purificar um pouco aquilo que possa atrapalhar a vida de poucos cidadãos no estado de Santa Catarina, que estão incluídos nesse livro que v.exa. neste momento apresenta.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)