Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 023ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 16/11/2004
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, gostaria de falar a respeito daquilo que estaremos viabilizando, construindo - a partir de quinta-feira em Joaçaba, sexta-feira em Concórdia e nos dias 25 e 26 deste mês em Xanxerê, São Miguel d’Oeste e, encerrando, na região de São Carlos, em Palmitos - os Seminários Aqüífero Guarani e Bacia do Uruguai, que o Fórum Permanente da Assembléia Legislativa estará realizando nessas diferentes regiões do nosso Estado.
Esse trabalho nós iniciamos ainda no ano de 2003, com a participação de vários Parlamentares no fórum. Nos diferentes encontros realizados nessas diferentes regiões procura-se, de maneira muito especial, discutir e debater temas voltados à Bacia do Uruguai e do Aqüífero Guarani, mas que digam respeito a iniciativas que responderão pela preservação do meio ambiente dessas regiões.
Trabalhos como o da Unoesc, por exemplo, que, com outras organizações da região Oeste, cuida da preservação das matas ciliares, da preservação das nascentes, das fontes, dos rios, neste sentido, nós realizaremos, então, no comando do fórum, mais cinco seminários até o dia 10 de dezembro.
Deputado Reno Caramori, na parte da manhã, com início às 8h e término às 12h, na Unoesc, em Joaçaba, estaremos debatendo este tema tão importante para a região Oeste de Santa Catarina. Na parte da tarde, do dia 19, estaremos reunidos em Concórdia, onde também debateremos o mesmo tema.
Srs. Parlamentares, Concórdia é uma região extremamente importante, porque temos no Município e nos Municípios vizinhos uma situação grave com relação aos dejetos de suínos, além dos agrotóxicos. Esses dois elementos nortearão o debate naquele dia, quando a sociedade como um todo buscará alternativas, meios, instrumentos para fazer com que o meio ambiente seja cada vez mais preservado, porque dele depende a vida de todos os seres vivos.
Além desses dois seminários, estaremos ampliando o alcance da discussão, pois no dia 25, em Xanxerê, pela manhã, debateremos as questões do meio ambiente e na parte da tarde, junto com os agentes políticos e com os educadores, faremos duas oficinas, na tentativa de qualificá-los, de instrumentalizá-los para que levem adiante a proposta de trabalho da preservação da Bacia do Uruguai e do Aqüífero Guarani.
Lembramos a todos que no dia 26 de novembro estaremos na fronteira do Estado, no Extremo Oeste, mais precisamente em São Miguel d’Oeste, onde serão realizados o seminário e as oficinas que trabalharão a questão da preservação ambiental com a população daquela região.
Encerraremos o trabalho, Sr. Presidente, no dia 10 de dezembro, na região do Município de São Carlos, Águas das Pratas, onde existe um outro elemento ambiental, que são as barragens. Escolhemos aquela região para debater, para tratar da Bacia do Uruguai, do Aqüífero Guarani, porque aqueles Municípios estão na barranca do Rio Uruguai e lá, mais do que em qualquer lugar, o debate é necessário.
Além disso, nesses diferentes seminários, faremos o debate acerca de alternativas energéticas para o Estado de Santa Catarina e, por que não dizer, para o Brasil. Estaremos debatendo, refletindo sobre alternativas energéticas, como, por exemplo, os biodigestores, úteis na região Oeste do Estado, mais precisamente em Concórdia, onde existe uma grande quantidade de dejetos de suínos e onde se poderia aproveitá-los para gerar energia à população.
Então, alternativas energéticas atendendo à demanda e atendendo àquelas famílias que trabalham nesse sentido.
Os seminários q0ue iniciaram desde o ano de 2003 e continuam acontecendo nas diferentes regiões do Estado de Santa Catarina, com certeza, Deputado Valmir Comin, a partir do ano que vem estaremos realizando em outras regiões importantes do nosso Estado, fazendo este debate, uma reflexão sobre um tema importante que é esta reserva subterrânea Aqüífero Guarani, que sem dúvida nenhuma nos próximos 15, 20, 30 anos será o grande bem natural que está sendo ameaçado em algumas regiões do nosso Estado.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Deputado Pedro Baldissera, realmente é um tema importante. Falo desta maneira porque o Aqüífero Guarani desde o Uruguai também tem ligação com o Sul do Estado. Na minha região, a região carbonífera, está numa profundidade de 380 metros o lençol de água mineral, de água cristalina.
Então, é um tema importante. V.Exa. falou anteriormente com relação aos dejetos da suinocultura. A própria Eletrosul, nessa nova vertente de geração de energia, trabalha nesse sentido junto à Universidade Federal, com o propósito de projetar e criar duas usinas para a utilização dos dejetos suínos para geração de energia, possibilitando com isso a agregação de valor na propriedade rural, do produtor de suíno.
Aquilo que não for utilizado para a fertilização da própria propriedade poderá ser agregado como valor, vendendo a uma cooperativa, a esta usina, para a geração de energia como forma de mais um atrativo para manter ainda mais, com segurança, o nosso homem do campo. Quero parabenizá-lo pelo tema.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, Deputado Valmir Comin, incorporo a sua manifestação ao meu pronunciamento, no sentido de dizer que além da questão dos biodigestores temos ainda a energia eólica que, sem dúvida nenhuma, coloca-se como sendo novas alternativas para o desenvolvimento de nossas regiões.
Era isso, Sr. Presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)