Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/02/2007
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ao voltar à tribuna, na tarde de hoje, quero, inicialmente, agradecer pelo apoio que tenho recebido dos meus colegas deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores, que me reconduzirem ao trabalho da liderança da nossa bancada. Tivemos essa experiência no ano de 2004, quando éramos uma bancada de nove parlamentares e, de uma forma participativa, conduzimos o trabalho naquela época. Hoje retomo a liderança com o respaldo e o apoio dos meus cinco colegas de bancada: Dirceu Dresch, Pedro Uczai, Décio Góes, Jailson da Silva e Ana Paula Lima.
Nesse sentido, desejamos a v.exas. também êxito nesse importante trabalho que temos pela frente aqui neste Parlamento. São muitos os desafios colocados neste momento em que vivemos, mas, ao mesmo tempo, também é forte e grande o dinamismo, a coragem que toma conta de cada um de nós.
Esses meus colegas vêm carregados de uma experiência de luta, de participação, de mobilização social para que a vida possa acontecer através de um gesto, de uma ação de cada um de nós, da melhor forma possível. Essa é a grande e profunda razão que nos faz ser parlamentares neste momento histórico que estamos vivendo. Não existe outra, no exercício do parlamento, a não ser a de promover, através das nossas diferentes ações, a vida, porque ela é dignifica e qualifica o nosso trabalho.
Nesse sentido, quero aqui ser esse instrumento para podermos juntos, uma minoria, mas uma minoria que, sem dúvida nenhuma, carrega em suas costas uma grande representatividade, exercer o poder aqui nesta Casa.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Agradeço ao deputado padre Pedro Baldissera pela oportunidade do aparte.
Quero dizer aos deputados e às deputadas da grande alegria de estar aqui, enquanto liderança da agricultura familiar do estado de Santa Catarina. Tantas e tantas vezes estivemos aqui discutindo as legislações importantes para o estado, para a agricultura e para outros setores, enquanto sindicalista.
Estou muito feliz por estar na bancada do Partido dos Trabalhadores representando o partido do presidente da República, o presidente Lula, várias vezes citado aqui. Essa semana esteve em debate o PAC - e foi um debate importante que o nosso partido fez - e os projetos para Santa Catarina. O deputado Marcos Vieira citou aqui as obras importantes que estão citadas no PAC e, com certeza, vão ser prioridade para Santa Catarina, para o povo catarinense melhorar a sua qualidade de vida.
Então, estamos nessa luta, nesse trabalho, com muita vontade de discutir, aqui e lá fora, os desafios que Santa Catarina tem pela frente, e de trazer para cá os anseios da população catarinense, trazendo o povo aqui para dentro para discutir os projetos necessários para o nosso estado.
Obrigado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, deputado Dirceu Dresch.
O Sr. Deputado Décio Góes - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Décio Góes - Obrigado, deputado padre Pedro Baldissera.
Esse é um aparte para referendar a alegria da bancada do PT. Em meu nome, deputado padre Pedro Baldissera, e dos deputados Dirceu Dresch, Jailson Lima, quero dizer do nosso consenso em indicá-lo para a liderança da bancada, baseados na confiança que temos no senhor, na sua experiência, na sua história. Temos certeza de que com isso estamos promovendo uma unidade muito bonita na bancada. Mesmo sendo minoria, mas com essa qualidade e com a experiência de cada um dos companheiros de Oposição que o povo conseguiu colocar aqui na Assembléia Legislativa, eu não tenho dúvida de que saberemos colaborar para o aprimoramento das leis, cumprir o nosso papel fiscalizador e ser as sentinelas do povo catarinense nesta Casa.
Sucesso, meu líder, e a toda a nossa bancada de Oposição!
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, deputado Décio Góes.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não! Ouço o deputado Pedro Uczai, presidente do Partido dos Trabalhadores.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado padre Pedro Baldissera, eu estou muito feliz em compor a bancada do Partido dos Trabalhadores. Com a deputada Ana Paula Lima na Mesa, com v.exa. na liderança da bancada, com os dois deputados reeleitos, consolidados com o apoio popular catarinense, e junto com os quatro companheiros colegas seus, vamos construir uma Legislatura pautada na defesa deste Brasil, do projeto do desenvolvimento do país.
O presidente Lula já deu a primeira demonstração, lançando o Plano de Aceleração do Crescimento. E o líder da bancada do PSDB nos surpreende dizendo que o que ele está propondo de infra-estrutura, o governador é contra. Mas nós somos a favor porque é o Lula que vai fazer essas obras em Santa Catarina. E também tem a responsabilidade de propor projetos alternativos numa bancada de Oposição, sim, que exerce uma atividade fiscalizadora, opositora. Mas, ao mesmo tempo, vamos propor para o povo de Santa Catarina alternativas na agricultura familiar, na saúde, na educação, no desenvolvimento econômico, na infra-estrutura urbana e nos serviços públicos.
Ou seja, essa bancada vai fazer Oposição porque o governador está fazendo oposição ao presidente Lula, e nós não vamos permitir isso.
Ao mesmo tempo, queremos propor para o estado de Santa Catarina, a partir das nossas bases, alternativas de desenvolvimento econômico e social.
Parabéns a v.exa. por ter aceitado esse desafio. Saiba que está preparado e a altura da nossa bancada do Partido dos Trabalhadores para representá-la aqui na nossa Assembléia Legislativa.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Agradeço o seu aparte.
Esperamos, dessa forma coletiva e participativa, fazer esse grande debate nesta nova Legislatura.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)