Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 117ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2021
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Expõe relato sobre atividades que realizou ao longo dos 60 dias em que esteve afastado da Assembleia Legislativa. Conta que participou de reuniões em vários municípios do Estado de Santa Catarina, quando pôde debater pautas relevantes para a sociedade.
Destaca que teve a oportunidade de dialogar em algumas regiões sobre recursos hídricos, tema que considera altamente importante e necessário. Cita que foi percebido, nos últimos anos, que a água tem sido comprometida por sua qualidade, bem como pela quantidade. Acrescenta que muitos rios estão desaparecendo dentro do território catarinense, ocasionando uma situação altamente preocupante, porque além da redução da quantidade do leito dos rios, foi constatado também que a qualidade da água está consideravelmente prejudicada.
Chama atenção para a falta de tratamento de dejetos humanos do saneamento básico, o mau uso dos agrotóxicos, excesso de poluição, entre outros gargalos que precisam ser combatidos. Discorre, também, sobre o aquecimento global, salientando que o clima está mais quente a cada ano. Diz que o planeta clama para que os seres humanos tenham mais cuidados com a natureza.
Afirma que, ao longo de suas atividades nos últimos dias, trabalhou em prol de políticas que contemplem a alimentação saudável, a agroecologia e a produção orgânica. Anuncia que está sendo organizado o 10º Seminário da Agroecologia, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de maio de 2022, no município de Lages.
Fala sobre a questão da saúde preventiva e lembra que foi aprovada na Alesc a lei que institui a política das práticas integrativas e complementares dentro do SUS em nível estadual. Destaca que essas práticas trabalham as pessoas na sua integralidade, considerando aspectos como autoestima e emoções humanas. Alega que o poder público, independente da esfera, deve atender a população antes que os cidadãos fiquem doentes, dando ênfase às ações de prevenção.
Informa que irá integrar a Frente Parlamentar da Apicultura, que foi instalada na Casa recentemente e será coordenada pelo deputado Moacir Sopelsa.[Taquigrafia: Roberto]