Pronunciamento

OSCAR GUTZ - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2023
DEPUTADO OSCAR GUTZ (Orador) - Relata a tristeza que o acometeu ao se deparar com uma escola estadual, em estado deplorável, quando da visita na cidade de Lontras, e lamenta o descaso com o dinheiro do contribuinte.
Apresenta um vídeo completando seu pronunciamento, com imagens do que aconteceu com a Escola Estadual Cecília Cardoso, que iniciou uma reforma e não foi concluída, mostrando o desperdício com o dinheiro público. Acrescenta que hoje os alunos estão em um salão de igreja, em uma situação lamentável.
Questiona sobre o quanto já foi pago para a obra dessa escola, em Lontras, pois quem ganhou a licitação parou a obra, e daquilo que já foi feito não dá para aproveitar mais nada. Reforça que é necessário investigar o que acontece, punir, pois o imposto é pago pelos catarinenses.
Deputado Emerson Stein (Aparteante) - Comenta que as escolas estaduais de educação básica, em sua região, também se encontram em situações precárias, e diz que é importante fazer um diagnóstico para que saiam do papel essas reformas e construções.
Deputado Matheus Cadorin (Aparteante) - Informa sobre um projeto que está sendo programado, aqui na Casa, para inserir uma ferramenta dentro de licitações, que são órgãos compostos por pessoas que participam da empresa, que está fazendo a obra, da prefeitura e do Poder Judiciário, para que resolvam os problemas das licitações naquela instância, sem necessidade de judicializar.
Deputado Carlos Humberto (Aparteante) - Afirma que, das 1200 escolas do Estado, mais de 930 precisam de reforma ou ser construída, e questiona como o Governo conseguiu ser tão incompetente.
Deputado Napoleão Bernardes (Aparteante) - Entende que no Vale Europeu também não é diferente, pois em uma escola quando chove os alunos passam por áreas alagadas. Constata que houve um período de muita arrecadação, na economia do Estado, então houve a oportunidade de readequação física das escolas. [Taquígrafa: Eliana]