Regulamentação da lei do canabidiol no SUS deixa acesso quase impossível à população


20/05/2025 - 20h29min

Padre Pedro disse que a regulamentação da lei que distribui canabidiol gratuitamente pelo SUS deixa o acesso praticamente impossível

Padre Pedro disse que a regulamentação da lei que distribui canabidiol gratuitamente pelo SUS deixa o acesso praticamente impossível

FOTO: Agência AL

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20), o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) criticou o decreto que regulamenta a lei estadual 19.136/24, que institui a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de cannabis, pelas barreiras que cria ao acesso da população ao recurso. “A regulamentação, publicada na última quinta-feira (15), trouxe inúmeras dificuldades de acesso à população aos medicamentos. Ficou praticamente impossível ao cidadão catarinense ter acesso pelo SUS”, criticou o deputado.

Padre Pedro lembrou que o custo dos derivados da cannabis, na maior parte importados, é proibitivo para a maioria da população, variando de R$ 2,5 mil a 3,2 mil um frasco com 30 ml, cujo uso não dá para mais que 30 dias. “A Alesc sabiamente já aprovou a lei oferecendo os medicamentos gratuitamente pelo SUS, mas a regulamentação trouxe inúmeras dificuldades. Por isso, apelo ao governador, que olhe com carinho para centenas de milhares de pessoas que precisam desse medicamento distribuído pelo SUS”, disse.

No pronunciamento na Alesc, Padre Pedro também falou sobre o Seminário Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), realizado nesta terça-feira (20) no plenarinho Paulo Stuart Wright, da Alesc, promovido pelo Fórum Parlamentar das PICS. “Este seminário aponta caminhos para que as 29 PICS, já incluídas no SUS, sejam garantidas em todos os municípios do estado com a capacitação e a formação permanentes de agentes em toda a rede pública catarinense”, disse.

Outro ponto abordado pelo deputado petista foi o Dia Catarinense da Abelha, também Dia Mundial da Abelha, comemorado nesta terça-feira (20). “A importância do Dia Catarinense e do Dia Mundial das Abelhas reside no seu foco nos polinizadores, essenciais para a polinização de 75% das culturas alimentares do mundo. As abelhas contribuem imensamente para a segurança alimentar, nutrição e saúde geral dos ecossistemas. As abelhas são vitais para o nosso planeta”, disse Padre Pedro.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias