Dos Gabinetes – Sopelsa valoriza destinação de recursos para a prevenção de estiagens


10/05/2012 - 19h50min

Deputado Moacir Sopelsa (PMDB)

Deputado Moacir Sopelsa (PMDB)

A garantia de R$ 60 milhões para o combate à seca, por meio de projeto que autoriza a contratação de financiamento com o BNDES, é considerada pelo deputado Moacir Sopelsa (PMDB) como uma importante conquista para a região Oeste. O montante foi remanejado de um total de R$ 611 milhões pré-autorizados para contratação de empréstimo pelo Estado junto com o banco de fomento. Originalmente os recursos seriam destinados à prevenção de cheias no Vale do Itajaí, recuperação e revitalização de rodovias e para ampliação da rede estadual de fibra ótica.
Sopelsa explica que a maior frequência da seca no Oeste, que deixou de ser um episódio ocasional para tornar-se uma situação repetida praticamente todos os anos, com maior ou menor intensidade, fez um grupo de parlamentares ligados à base governista negociar com o Executivo, pedindo o remanejamento de parte das verbas: “Foi uma decisão sensata, pois se temos que investir na prevenção às cheias numa região afetada por esse fenômeno climático, em outra é a seca que também causa grande dificuldade a catarinenses que lá vivem e quase todos os anos sofrem com o problema”.
Para o vice-presidente da Assembleia, a alteração do projeto original foi bem conduzida enquanto a matéria tramitava na Comissão de Finanças. Sopelsa se integrou ao grupo de deputados da base governista que apresentaram a proposta ao governador Raimundo Colombo, todos ligados à região Oeste. “Os recursos devem ser utilizados para prevenção aos efeitos das estiagens. Ou seja, para irrigação, instalação de cisternas para acumular água das chuvas, poços artesianos ou açudes”, sugere o deputado.
Segundo ele, há muito por ser feito nesta linha de ação: “Devemos tomar exemplos positivos, como o que está sendo feito no Rio Grande do Sul, onde foi reduzida a centralização burocrática para o licenciamento ambiental da implantação de açudes. Junto com o crédito, é preciso facilitar a vida do agricultor. Transferir o poder de licenciamento deste tipo de investimento vital à produção, da Fatma para a Epagri, por exemplo”. Sopelsa também destacou que no vizinho estado está em curso uma parceria para irrigação com juros subsidiados com apoio do governo federal. “Precisamos disso também aqui”.

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt – JP 00269/SC
(48) 3221.2883 / 9922.0359

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias