
A Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina, que se iniciou nesta segunda-feira em Brasília/DF e desencadeou ações coordenadas em vários Estados do país, pautou o pronunciamento do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa.
De acordo com o parlamentar, a Jornada vem sendo organizada, debatida e construída pela Via Campesina, que envolve, entre outros, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento de Mulheres Campesinas (MMC), além do movimento da juventude rural e entidades da agricultura familiar que juntos estão levando aos Governos Federal e Estaduais as reivindicações e propostas de políticas públicas para o setor.
Padre Pedro destacou que a Jornada de Luta evidencia principalmente duas problemáticas no campo brasileiro. “Primeiro, a concentração de terras e da renda, a concentração do capital, e em segundo lugar, a devastação das florestas, cada vez mais destruídas, o que é para todos um grande prejuízo”, comenta.
O deputado falou também sobre a urgente necessidade de renegociação das dívidas dos agricultores familiares e campesinos e manifestou apoio à anistia de dívidas de até R$ 10 mil. Segundo ele, o perdão das dívidas possibilitará que centenas de famílias agricultoras possam permanecer na atividade, gerando trabalho e renda no campo, além de assegurar a produção de alimentos.
Nesta quarta-feira (24), o deputado Padre Pedro vai acompanhar representantes da Via Campesina em audiência com o Secretário de Agricultura de Santa Catarina, João Rofrigues, em Florianópolis. O encontro está marcado para as 10 horas.
Assessoria de Imprensa | Bancada do PT na Alesc

