
O deputado Padre Pedro Baldissera defendeu, nesta quarta-feira (21), dois projetos apresentados pela bancada do PT que garantem mais recursos para ações ambientais nos municípios. A primeira proposta, protocolada nesta semana, sugere a criação de uma “reserva de contingência” para prevenção e atendimento à população, nos casos de catástrofes ambientais.
A matéria prevê que 1% da receita corrente líquida do Estado forme o fundo, o que garante cerca de R$ 130 milhões por ano. “Até hoje nossa grande reclamação é a ausência de recursos para prevenir estas catástrofes, bem como nossa estrutura deficitária para reagir no socorro às vítimas. Com estes recursos teremos estrutura e garantia de projetos e programas de prevenção dirigidos”, afirmou o parlamentar.
Padre Pedro ainda defendeu a proposta da bancada petista, de criação do ICMS Ecológico em Santa Catarina. O projeto prevê a desvinculação de 2%, dos 15% correspondentes à parcela fixa do imposto repassado aos municípios catarinenses, acrescido de 0,5% do total da receita líquida do Estado. Conforme o texto do projeto, os recursos seriam aplicados em ações de preservação e recuperação ambiental nos municípios, seguindo critérios que ainda precisam ser estabelecidos, com o auxílio de especialistas na área.
“São duas propostas que agem, de forma direta ou indireta, sobre questões ambientais importantes para Santa Catarina”, complementou.
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

