Dos Gabinetes- Eskudlark defende nova UPA longe do centro de São Miguel do Oeste


07/07/2011 - 17h18min

Deputado Maurício Eskudilark (PSDB)

Deputado Maurício Eskudilark (PSDB)

Com a presença do governador Raimundo Colombo na região, voltou a ser debatido o tema da construção da nova Unidade Prisional Avançada (UPA), de São Miguel do Oeste. O deputado Maurício Eskudlark (PSDB), que foi delegado e chefe da polícia civil por mais de 30 anos, acredita que devem ser encontradas soluções para o problema das UPA´s da região Oeste, de forma definitiva, e não mais paliativa como vem sendo feito.
O atual presídio do município tem capacidade para 22 detentos, mas hoje conta com 40, e a situação já foi pior, pois tiveram épocas em que estavam detidas mais de 70 pessoas. Além disso, o prédio, que é de 1964, foi construído pra ser a delegacia de polícia com quatro celas e está localizado no centro da cidade, próximo da universidade e das maiores escolas do município.
Para Maurício Eskudlark, não é preciso ter experiência no setor para saber que o atual presídio é inadequado e que a construção de uma nova unidade prisional deve ser encarada com urgência. “Precisamos agir rápido, mas não podemos somente transferir o problema de um local para o outro, é necessário que as pessoas que entendem do assunto sejam ouvidas”, explicou o deputado.
Após as explanações do deputado, que entende que o local que estaria definido hoje para a construção da nova UPA é inadequado, pois fica localizado no bairro São Luiz, também próximo ao centro, o governador anunciou a criação de um grupo de estudos para discutir o local, tamanho e outros detalhes para a construção da UPA. “A ideia é construir um presídio que insira o preso na sociedade, não podemos ter locais que acabam se tornando uma faculdade para marginais”, comentou Colombo.
Existem dois modelos padrões de UPA na Secretaria de Segurança Pública, uma com 72 vagas e outra com 132 vagas, os projetos sofrem pequenas alterações de acordo com o terreno. “Vou defender na Assembleia e junto ao governador que seja feita uma unidade para 132 vagas em São Miguel do Oeste, pois sabemos que a unidade acabará atendendo todo o Extremo Oeste” afirmou Eskudlark.
Novo Local
O deputado entende que a construção da nova UPA deve ser em local afastado do perímetro urbano, numa área maior do que inicialmente proposta, onde caso sejam necessárias ampliações, no futuro elas possam ser feitas. O deputado relata que em Rio do Sul foi inaugurada a menos de dois anos uma UPA para 132 vagas distante quase 10 km no centro da cidade, em espaço amplo, onde caso seja necessário, é possível a ampliação com a construção de outras alas, como por exemplo, um albergue ou presídio feminino.

Situação da Região
Para o deputado, que tem ampla experiência no setor, as três regiões mais críticas no sistema prisional hoje no estado são Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, situação esta que interfere diretamente em Chapecó e Xanxerê, que muitas vezes recebem os presos dessas regiões. “Estive em São Lourenço do Oeste reunido com os delegados da regional e eles mostraram ao governador o custo e os riscos, pois os presos de lá são transferidos para Chapecó e Xanxerê, a quase 150 km de distância”, explicou Eskudlark.
Foto: Governador Raimundo Colombo, Deputado Mauricio Eskudlark, Prefeito de São Miguel do Oeste Nelson Foss da Silva e Secretário Regional de São Miguel do Oeste Vilson Trevisan, em visita ao atual presídio de São Miguel do Oeste.

Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual – Maurício Eskudlark
www.deputadomauricio.com.br
www.twitter.com/DepEskudlark
Celular: (49) 9941-2002

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias